Vôlei de Quadra

Brasil estreia no Campeonato Mundial sub-21feminino contra a Bulgária

Competição será na Indonésia e brasileiras buscam o sétimo título

Banco do Brasil parceiro oficial
Imagem do WhatsApp de 2025-08-05 à(s) 09.16.33_5ee3dbfe.jpg
6 de agosto de 2025

A seleção sub-21 feminina do Brasil estreia no Campeonato Mundial nesta quinta-feira (7/8), contra a Bulgária, às 6h (de Brasília), em Surabaya, na Indonésia. A equipe comandada pelo técnico Wagão começou a preparação no Centro de Desenvolvimento de Voleibol Saquarema Enel Brasil em maio, fez amistosos e jogos treinos com equipes nacionais e seleções como Itália e Polônia. O Brasil tem 14 medalhas na história da competição, seis dela de ouro. Na participação mais recente, em 2023, no México, o time brasileiro ficou com o bronze.

“A nossa preparação foi muito bem executada, tudo que precisamos foi fornecido pela CBV. Em Saquarema tivemos a oportunidade de jogar contra a equipe que representou o Brasil na Universíade e a seleção sub-23; em São Paulo enfrentamos o Pinheiros. E isso nos deu uma boa orientação. Aqui na Indonésia também enfrentamos Itália e Polônia, e pudemos rodar todo o time”, explicou Wagão que terá no elenco duas atletas com experiência na seleção adulta: as ponteiras Aline Segato e Helena.

“Temos duas atletas com uma bagagem de terem participado da equipe adulta, a Aline e a Helena. Elas também fizeram parte da equipe que ficou com o bronze em 2023, e de lá para cá fizeram parte do elenco de grandes equipes da Superliga. Essa experiência que elas trazem ajuda muito”, completou o técnico.

Pelo regulamento da competição, os 24 times foram divididos em quatro grupos com seis integrantes cada, que jogam entre si na primeira fase. Os quatro melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final. O Brasil está no grupo D da competição, e, além da Bulgária, adversária da estreia, terá ainda pela frente na primeira fase o Chile, a Tailândia, a Tunísia e o Japão.

“Em nosso grupo temos a Bulgária, que acabou de ser campeã mundial no sub-19 e terá algumas atletas disputando o sub-21. Temos Japão e Tailândia, duas equipes de escola asiática, uma maneira de jogar com muita velocidade e técnica, adversários difíceis de se enfrentar. O Chile estreia na competição e a Tunísia que é uma equipe ainda desenvolvimento”, avaliou Wagão.

Para o Mundial na Indonésia a equipe brasileira conta com as opostas Larissa Brandão e Rebeca Viana; as levantadoras Amanda Mutuano e Ana Berto; as ponteiras Aline Segato, Helena Wenk, Isa Rocha e Vittória Kuehne; as centrais Giovana Guimarães, Juliana Palhano e Luana Kuskowski; e a líbero Sofia Will.

PRIMEIRA FASE – GRUPO D

7/8 (QUINTA-FEIRA) - Brasil x Bulgária - às 6h (de Brasília)

8/8 (SEXTA-FEIRA) - Brasil x Chile - às 10h (de Brasília)

9/8 (SÁBADO) - Brasil x Tailândia - às 9h (de Brasília)

11/8 (SEGUNDA-FEIRA) - Brasil x Tunísia - às 9h (de Brasília)

12/8 (TERÇA-FEIRA) - Brasil x Japão - às 9h (de Brasília)

Section title

Confira mais notícias

Patrocinador Oficial
Banco do Brasil
Parceiros Oficiais
EnelMikasaUniCesumarCBCLapecABCD
Fornecedores Oficiais
VOLTN1Sport
Parceiro Técnico
Moselle
Sustentabilidade
Enel