Vôlei de Quadra

Santa Catarina leva o título da Divisão Especial sub-16 feminina do CBS

Equipe da região Sul venceu o Ceará em partida definida no quinto set

Banco do Brasil parceiro oficial
Imagem do WhatsApp de 2025-04-06 à(s) 19.25.18_4f69b0a7.jpg
6 de abril de 2025

O equilíbrio deu o tom na final da divisão especial sub-16 feminina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). Neste domingo (6/4), em uma partida definida no quinto set, a equipe de Santa Catarina superou a do Ceará e ficou com o título da disputa realizada no Distrito Federal, com parciais de 23/25, 25/21, 19/25, 25/22 e 15/13.

“Estamos muito felizes por ter conquistado esse título, repetimos o feito de 2022. Nos sentimos muito orgulhosos, pois muitas equipes ali poderiam ter saído campeã. Foi um campeonato muito equilibrado, com equipes com muita qualidade técnica, tanto que tivemos um número grande de jogos definidos só no tiebreak”, disse Karina Souza, técnica campeã com Santa Catarina.

“Temos uma geração de muito potencial, vivemos uma semana de muitas emoções e integração entre as equipes, importante demais para o cenário nacional. Sinto que cumprimos nosso papel diante de toda a preparação, tendo uma entrega por inteiro das meninas em prol de um lugar ao pódio. Nosso estado é um celeiro de atletas com potencial, onde temos muitas meninas representando a seleção brasileira de base, além de técnicos qualificados”, completou Karina.

A medalha de bronze ficou com a seleção do Paraná que superou a do Rio de Janeiro em sets diretos (25/20, 25/21 e 25/14). Pernambuco, Mato Grosso e Distrito Federal ficaram nas últimas três posições e disputarão a primeira divisão em 2026.

A campanha vencedora de Santa Catarina rendeu três nomes do time na seleção do campeonato: a técnica Karina Souza, a central Milena Kressin e a ponteira Victoria Martini, que ainda foi eleita a MVP da competição.

O CBS é a porta de entrada para as competições nacionais, é disputado pelas 27 federações e reúne 1300 jovens de até 18 anos em suas 12 etapas. Kisy, Julia Kudiess, Thiery, Judson, Maique, Helena, Pietra, Gabriel Bertolini, Rhendrick são alguns nomes que passaram pela competição e hoje brilham na Superliga.

Na divisão especial da categoria sub-16 feminina, realizada no Distrito Federal, as atletas de todas as 10 seleções presentes na etapa tiveram a oportunidade de ouvir a campeã olímpica em Pequim 2008, Carol Albuquerque, em um encontro que faz parte do Projeto Mentalidade Vencedora, que leva craques da história do vôlei brasileiro para conversar e inspirar as novas gerações.

Seleção Divisão Especial sub-16 feminina

MVP: Victoria Martini (Santa Catarina)

Ponteiras: Victoria Martini (Santa Catarina) e Pietra Bastos (SP)

Centrais: Sofia Torquato (Ceará) e Milena Kressin (Santa Catarina)

Oposta: Lara Bandeira (Ceará)

Levantadora: Thalita de Queiroz (Ceará)

Líbero: Vanessa Tsukamoto (Paraná)

Técnica: Karina Souza (Santa Catarina)

Classificação Final

1º Santa Catarina

2º Ceará

3º Paraná

4º Rio de Janeiro

5º São Paulo

6º Minas Gerais

7º Rio Grande do Sul

8º Pernambuco

9º Mato Grosso

10º Distrito Federal

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro

Section title

Confira mais notícias

Patrocinador Oficial
Banco do Brasil
Parceiros Oficiais
EnelGolMikasaUniCesumarCBCLapecABCD
Fornecedores Oficiais
N1Sport
Parceiro Técnico
Moselle
Sustentabilidade
Enel