CBV

Campeonato Brasileiro de Seleções 2025: CBV implementa novo sistema de disputa, nova identidade visual e ações contra a manipulação de resultados

Disputa da Divisão Especial sub-18 abre a temporada em Manaus (AM) no masculino e em Maringá (PR) no feminino

Banco do Brasil parceiro oficial
cbs_hor_color.png
18 de março de 2025

Formar jovens atletas dentro e fora das quadras. Este é o principal objetivo do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), que abre sua temporada 2025 nesta quarta-feira (19/3), com duas disputas: a Divisão Especial sub-18 masculina, em Manaus (AM); e a Divisão Especial sub-18 feminina, em Maringá (PR). A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) implementou um novo formato de disputa, além de incluir a pauta do combate à manipulação de resultados em suas ações de formação. O Canal Vôlei Brasil no YouTube transmite a competição, e o site da CBV terá os resultados dos jogos em tempo real.

“A partir desta temporada, o CBS terá partidas em melhor de cinco sets desde a fase de classificação. Isso proporciona mais tempo de quadra aos atletas, para que possam vivenciar mais momentos decisivos. Isso é importante para a formação deles. Além disso, manteremos as atividades fora da quadra, com palestras de ídolos do vôlei nacional e o programa voltado para treinadores. O combate à manipulação de resultados é um novo tema, que será debatido em uma série de atividades para a categoria sub-18”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Nos campeonatos da categoria sub-16, os atletas terão palestras sobre prevenção de assédio e abuso no esporte, e receberão uma cartilha com dicas para a criação de ambientes seguros, destacando a importância do respeito, da inclusão, da ética e do fair play.

Porta de entrada para as competições nacionais, o CBS é disputado pelas 27 federações e reúne 1300 jovens de até 18 anos em suas 12 etapas. Kisy, Julia Kudiess, Thiery, Judson, Maique, Helena, Pietra, Gabriel Bertolini, Rhendrick são alguns nomes que passaram pela competição e hoje brilham na Superliga.

“É um campeonato incrível, um dos mais importantes da base. Você une forças com os melhores atletas do seu estado e compete em nível nacional. Participei há 10 anos com a seleção paulista. Fomos campeões e é uma memória que guardo com muito carinho”, conta o central Felipe Brito, atualmente no Joinville.

“O CBS é muito importante para o futuro, para o crescimento do atleta. Meu conselho é que os atletas aproveitem esse momento, porque ele fica guardado para sempre no coração”, completa a ponteira Karina, do Sesc RJ Flamengo.

Iniciado no ano passado, o Projeto Mentalidade Vencedora chega à segunda edição, levando craques da história do vôlei brasileiro para conversar e inspirar as novas gerações. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000, Erika estará em Maringá, enquanto o campeão olímpico Dante, ouro em Atenas 2004 e prata em Pequim 2008 e Londres 2012, em Manaus.

Já o Projeto de Transferência de Conhecimento para Treinadores contará com palestra de Mauricio Thomas (técnico do Abel Moda Vôlei, que disputa a Superliga feminina) no Paraná. Alexandre Dantas (coordenador das seleções de base masculinas) e Luiz Carlos Kadylac (técnico da seleção masculina sub-19), no Amazonas.

O CBS também terá cara nova em 2025. A competição ganhou nova identidade visual, com o objetivo de modernizar a marca, além de alinhar com as demais competições da CBV.

Patrocinador Oficial
Banco do Brasil
Parceiros Oficiais
EnelGolMikasaUniCesumarCBCLapecABCD
Fornecedores Oficiais
N1Sport
Parceiro Técnico
Moselle
Sustentabilidade
Enel