Casa do vôlei brasileiro há mais de duas décadas, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel Saquarema (CDV) está de cara nova. Em 2024, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) iniciou um grande projeto de revitalização, em parceria fechada com a Enel em 2024. A primeira fase, entregue nesta segunda-feira (28/4), incluiu a modernização dos ginásios e de treinamento das seleções, do restaurante, da recepção e a criação de uma exposição sobre a história do vôlei brasileiro. Os craques da quadra e da praia e as suas comissões técnicas ainda têm à disposição novas salas de trabalho e áreas de lazer. O evento contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; da prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal; do técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães; e do coordenador técnico de vôlei de praia da CBV, Leandro Brachola.
“O CDV é referência no mundo inteiro. Um local que desenvolveu atletas que levaram o vôlei brasileiro ao topo das principais competições do planeta. Nos 22 anos de existência do CT, conquistamos 17 medalhas olímpicas na quadra e na praia, além de mais de 80 pódios em campeonatos mundiais adultos e de base. Agora a casa do voleibol ganhou uma cara nova mais moderna e funcional para que as novas tenham ainda mais condições, conforto e estrutura para manter a excelência do nosso voleibol. São novos ginásios, uma nova recepção, um novo restaurante e uma exposição que reverencia a nossa história. E essa é a apenas a primeira fase desse trabalho. A CBV tem muito orgulho dessa casa”, afirma Radamés Lattari, presidente da CBV.
O CDV tem 108 mil m2, quatro quadras indoor, seis de vôlei de praia. 800 m2 de área de academia e fisioterapia, piscina semiolímpica, sauna, restaurante e áreas de lazer. As obras de revitalização foram iniciadas em dezembro de 2024, para que não interferissem na preparação das equipes de quadra e de praia para os Jogos Olímpicos de Paris.
“O projeto foi pensado para atender as necessidades de treinamento dos atletas de quadra e praia, por isso elaboramos um cronograma em fases. Ainda temos muito pela frente. Mas após seis meses de obras, já é um CDV diferente, ainda mais preparados para receber nossos craques, mais sustentável e inclusivo. O CDV vai além do esporte, com olhar voltado para o futuro e com a excelência que é a marca do voleibol brasileiro” diz Luciana Oliveira, diretora administrativo-financeira da CBV.
Essa é apenas a primeira fase do projeto de revitalização. Até o fim de 2026 acontece a segunda fase, com a reforma dos quartos e da academia, e a construção de novos dormitórios. As quadras serão climatizadas e um sistema de energia solar será instalado em todo o CDV.
CBV integra a Aliança Esportiva pela Vida das Mulheres e Crianças
2 de abril de 2025
Nota de pesar - Fábio Paranhos Marcelino – “Pinha”
2 de abril de 2025
CBV lança Política de Prevenção e Combate à Violência e ao Assédio Moral e Sexual
27 de março de 2025
Campeonato Brasileiro de Seleções 2025: CBV implementa novo sistema de disputa, nova identidade visual e ações contra a manipulação de resultados
18 de março de 2025
CBV e Sportradar anunciam parceria para combater a manipulação de resultados e aumentar o engajamento dos fãs
13 de março de 2025
Radamés Lattari toma posse como presidente da CBV para o ciclo 2025-2029
12 de março de 2025
CBV lança a Academia Vôlei Brasil, escolinha oficial do voleibol brasileiro
10 de março de 2025
Em projeto da CBV, campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia orientam jovens talentos do vôlei de praia brasileiro
24 de janeiro de 2025
CBV lança novo site para o ciclo olímpico de Los Angeles 2028
22 de janeiro de 2025
Por aclamação, Radamés Lattari é eleito presidente da CBV para o ciclo 2025-2029
15 de janeiro de 2025
Nota de pesar – Fernando Tovar
9 de janeiro de 2025
CBV recebe Prêmio Sou do Esporte de Prestação de Contas
11 de dezembro de 2024
Melitta® é a nova parceira oficial do vôlei brasileiro
9 de dezembro de 2024
Novas comissões nacionais de atletas da CBV são eleitas
3 de dezembro de 2024
CBV é única entidade esportiva do Brasil a receber Selo Ouro 2024 pela gestão de emissões de gases de efeito estufa
21 de novembro de 2024
Parceria da CBV com o COB promove intercâmbio e capacita mais de 20 técnicas de vôlei de praia
8 de novembro de 2024
A um mês dos Jogos de Paris 2024, CBV e Bodywork, marca fitness da Riachuelo, apresentam os uniformes olímpicos do vôlei no Santuário Cristo Redentor
27 de junho de 2024
CBV renova parceria com a região francesa de La Moselle e voleibol brasileiro terá CT na Europa até 2028
4 de junho de 2024
“Com preconceito não tem jogo”: na Liga das Nações, CBV lança campanha contra qualquer tipo de discriminação
17 de maio de 2024
#VocêInspiraOMundoMuda: CBV lança campanha sobre o uso consciente das redes sociais
4 de janeiro de 2024