pATROCINADOR OFICIAL

Brasil faz dobradinha e leva título da etapa e da temporada na Argentina

ouro

15 de maio de 2017

Pódio da etapa com brasileiras em primeiro lugar

(Divulgação/CSV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14.05.2017

Uma campanha perfeita com cinco vitórias em cinco jogos e nenhum set perdido. Foi assim que Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), duas representantes da nova geração do vôlei de praia brasileiro, conquistaram o título da etapa da Argentina do Circuito Sul-Americano 2017. A vitória também garantiu o título geral da temporada para o Brasil.

A dupla fechou a disputa com chave de ouro neste domingo (14.05), ao vencer as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug na decisão, por 2 sets a 0 (22/20, 21/11), mesmo diante da torcida adversária. Horas antes, ainda no domingo, a parceria havia vencido as paraguaias Erika e Filippo por 2 sets a 0 (21/16, 21/10), garantindo a conquista geral da temporada.

"Sabíamos da responsabilidade de termos uma boa apresentação, já que a Argentina tem uma dupla experiente, com atletas olímpicas, e queriam o título geral. Mantivemos a tranquilidade e conseguimos apresentar um bom voleibol. Fico feliz por poder representar meu país, o que é sempre motivo de orgulho", destacou Ana Patrícia.

O Brasil começou a etapa liderando o ranking geral com 700 pontos e com os 400 conquistados na final, encerra a temporada com 1100. A Argentina termina na segunda posição, com 960 pontos nas cinco etapas disputadas neste ano. Por ser uma etapa ‘Finals’, ela vale o dobro de pontos de uma parada normal.

As duplas brasileiras no torneio feminino conseguiram cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. No naipe masculino foram três ouros e dois bronzes, também com o título geral conquistado em Maringá (PR), após ouro de Alvinho e Saymon.

O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada. Cada dupla pode disputar no máximo duas etapas, garantindo que mais times tenham oportunidade de somar pontos e adquirir experiência.

Os critérios usados pela CBV na convocação são a posição do ranking de entradas do Circuito Brasileiro (a dupla inscrita com melhor colocação) e uma dupla Sub-23 escolhida por critérios técnicos pela entidade, visando dar oportunidade e experiência para jovens atletas. Na etapa ‘Finals’ de Resistência, porém, apenas uma dupla de cada país pode ser inscrita.

BRASIL NO CIRCUITO SUL-AMERICANO 2017

1ª Etapa -Coquimbo (CHI)
Ana Patrícia/Rebecca – ouro
Jô/Vitor Felipe – ouro
Tainá/Victoria – prata
Arthur Lanci/George – bronze 

2ª Etapa -Ancon (PER)
Lili/Josi – ouro
Oscar/Hevaldo – bronze

3ª Etapa -Rosário (ARG)
Oscar/Hevaldo – ouro
Val/Ângela – bronze

5ª Etapa – Maringá (BRA*)
Álvaro e Saymon – ouro

5ª Etapa – Resistência (ARG**)
Ana Patrícia e Rebecca – ouro

*Disputada apenas no naipe masculino
**Disputada apenas no naipe feminino

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro