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A um mês dos Jogos de Paris 2024, CBV e Bodywork, marca fitness da Riachuelo, apresentam os uniformes olímpicos do vôlei no Santuário Cristo Redentor

Realizado no “Dia do Vôlei”, evento celebra a história do esporte, reunindo craques de diversas gerações e homenageando os 40 anos da primeira medalha olímpica do Brasil e o bicampeonato da seleção feminina

27 de junho de 2024

O Cristo Redentor veste a camisa da seleção brasileira de voleibol

(Marlon Falcão)

A contagem regressiva para os Jogos de Paris 2024 chegou 30 dias. A poucas semanas do maior evento esportivo do planeta, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Bodywork, marca fitness da Riachuelo, apresentaram os uniformes olímpicos de quadra e de praia, em um evento no Santuário Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Modelos que misturam moda e sustentabilidade, para amplificar a força do talento dos craques brasileiros.

Realizado no “Dia do Vôlei”, o evento celebrou a história do esporte que já trouxe 24 medalhas olímpicas para o Brasil – 13 na praia e 11 na quadra -, reunindo craques de diversas gerações e homenageando os 40 anos da primeira medalha do Brasil e o bicampeonato da seleção feminina. O design da nova camisa foi apresentado no Santuário do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Quatro medalhistas olímpicos foram os primeiros a vestir as peças: Bruno Schmidt (ouro na praia no Rio 2016), Juliana (bronze na praia em Londres 2012), Tande (ouro na quadra em Barcelona 1992) e Virna (bronze na quadra em Atlanta 1996 e Sydney 2000).

“Estamos a 30 dias dos Jogos Olímpicos de Paris. A reta final de uma caminhada que, para a CBV, começou assim que a chama olímpica se apagou em Tóquio. O voleibol brasileiro mais uma vez estará entre os grandes do planeta. Classificamos as duas seleções de quadra. E quatro duplas de vôlei de praia, número máximo que um país pode levar ao evento” disse Radamés Lattari, presidente da CBV. “E iremos muito bem-vestidos! A Bodywork I Riachuelo desenvolveu um uniforme que vai amplificar a força do talento dos nossos atletas. Um uniforme com protagonismo da sustentabilidade, uma das mais importantes pautas do vôlei brasileiro atual. Mas acima de tudo, um uniforme que valoriza a nossa história olímpica. História que começou há 60 anos, com a primeira participação do vôlei nos Jogos de Tóquio. Se consolidou há 40 anos, com a conquista da primeira medalha olímpica do vôlei brasileiro, pela fantástica Geração de Prata. E continua até hoje, com feitos como o bicampeonato olímpico da seleção feminina, que foi mais uma vez lembrado e celebrado”

“A geração de prata de 84 foi a principal inspiração para a criação do modelo da camiseta desenvolvida especialmente para os Jogos de Paris. Buscamos no passado os símbolos que representaram a força da nossa seleção e que desencadearam muitas conquistas do vôlei brasileiro, sem esquecer de homenagear o país sede, que esse ano comemora 100 anos dos últimos Jogos Olímpicos na França.”, diz Camila de Paula Souza, gerente de Estilo da BodyWork I Riachuelo.

Moda e sustentabilidade

Os uniformes de quadra e de praia trazem referências ao Brasil e à moda francesa.  A frente da peça conta com estampas de losangos, remetendo à bandeira do Brasil e ao Art Déco, movimento parisiense de 1924. Para formar os desenhos geométricos o grafismo, conta com 20 linhas que se cruzam 24 vezes, fazendo referência ao ano de 2024.  Nas peças do vôlei de quadra, o número de identificação de cada jogador e a gola em modelo polo foram inspirados nos uniformes das décadas de 80 e 90. Na parte interna da gola, a frase “Contém 40 anos de conquistas olímpicas” celebra o feito da Geração de Prata em 1984.

Para potencializar a performance dos atletas, pela primeira vez na história as camisas de quadra foram confeccionadas com o tecido Paris Eco, desenvolvido com a tecnologia COOLMAX EcoMade da The LYCRA Company, produzido 100% a partir de resíduos têxteis e que oferecem melhor resfriamento contra o calor e maior respirabilidade para o corpo.

“As tecnologias da The LYCRA Company sempre estiveram presentes em grandes eventos esportivos, desde os jogos de inverno de 1968, que também aconteceram na França. Nosso foco além de proporcionar conforto e mais liberdade de movimentos, é colaborar na performance e desempenho dos atletas. O fio COOLMAX EcoMade é um marco para a empresa e é nosso mais novo desenvolvimento nesse sentido”, reforça Maria Luiza Amaro, Gerente de Marketing da The LYCRA Company

Bicampeãs

O evento também contou com a presença das bicampeãs olímpicas Fabi, Sheilla, Fabiana e Paula Pequeno, protagonistas ao lado de Thaísa e Jaqueline, da série documental “As Bicampeãs”, lançado durante o evento. Homenagem aos títulos da seleção feminina nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, o documentário tem coprodução da Hunter Filmes, em parceria com a CBV e o sportv, e consultoria esportiva da Sportlab. Dirigido por Eduardo Hunter Moura tem estreia no canal de TV por assinatura prevista para 16 de julho.