A praia mais icônica do mundo e o esporte que já rendeu 14 medalhas olímpicas ao Brasil se reencontram em grande estilo em novembro. Para coroar a temporada que teve ouro olímpico de Duda e Ana Patrícia em Paris e seis etapas do Circuito Mundial de vôlei de praia no país, a Praia de Copacabana volta a receber uma grande competição de vôlei de praia, o que não acontecia desde o ouro de Alison/Bruno Schmidt e a prata de Ágatha/Bárbara Seixas nos Jogos Rio 2016.
Serão três competições, reunindo as principais duplas do planeta e o futuro da modalidade. De 6 a 10, acontece a etapa Elite do Circuito Mundial. De 20 a 23, a 10ª e última etapa da temporada 2024 do Circuito Brasileiro Bet7k. O Circuito Brasileiro sub-21 fecha a sequência de eventos, entre os dias 25 e 27. Os eventos serão realizados por meio de uma parceria entre CBV, Governo do Estado e KLEFER, agência com mais de 40 anos de experiência no mercado esportivo e de entretenimento.
“A Praia de Copacabana é um dos berços do vôlei de praia, e será especial realizar essas etapas neste local em um ano tão importante para a modalidade. Voltamos a subir no lugar mais alto do pódio olímpico, e vivemos o vôlei de praia intensamente por todo o país em 2024. A CBV trabalhou para levar seis etapas do Circuito Mundial a diversas cidades do Brasil, e nosso país foi o único a realizar tantos torneios desse porte. O evento em Copacabana será a coroação dessa temporada”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV, lembrando as etapas Elite realizadas em Brasília (DF) e João Pessoa (PB), os Challenge de Recife (PE) e Saquarema (RJ), e o Futures de Maricá (RJ), que acontece de 5 a 8 de dezembro.
As etapas Elite reúnem as principais duplas do ranking mundial, os Challenge são importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, e os Futures são uma porta de entrada para duplas que buscam se desenvolver no Circuito Mundial, buscando adquirir experiência competindo contra times de todo o mundo.
A Praia de Copacabana também recebe a 10ª etapa do Circuito Brasileiro Bet7k 2024, que encerra a competição e também irá celebrar os melhores da temporada, com as premiações individuais do campeonato. Além das disputas, o evento também traz experiências para os apaixonados por vôlei de praia, que podem comprar itens exclusivos na Vôlei Shop.
As futuras gerações do vôlei de praia também estarão em evidência no Rio de Janeiro, com a terceira etapa do Circuito Brasileiro sub-21. No dia 24, na Praia do Flamengo (Posto 3), será realizada uma peneira voltada para atletas nascidos entre 2008 e 2010, com a presença de treinadores das seleções de base e adulta do vôlei de praia.
“Vamos relembrar o passado histórico da Praia de Copacabana, comemorar as vitórias do presente, e já olhar para o futuro. O Rio de Janeiro é um celeiro importante de talentos. Teremos a comissão técnica permanente da CBV presente na peneira, em mais um passo no constante processo de renovação da modalidade”, afirmou Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
De acordo com Sergio Campos, Sócio-Diretor do Grupo KLEFER, as competições visam fomentar a economia da cidade, trazendo de volta grandes eventos esportivos para a Cidade Maravilhosa, colocando o Rio de Janeiro mais uma vez como importante palco dos principais torneios de vôlei do mundo. “É uma grande alegria estarmos mais uma vez como parceiros estratégicos nessas novas competições. A história da KLEFER com o vôlei é antiga. E ao lado da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, teremos a oportunidade de organizar e promover um evento deste porte internacional”, comenta o executivo.
Programação da etapa Elite do Circuito Mundial
6/11 – 9h às 19h – Qualifying
7/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
8/11 – 9h às 20h – Fase de grupos
9/11 – 9h às 12h – oitavas de final / 15h às 18h – quartas de final
10/11 – 9h às 12h – Semifinais / 15h às 18h – Finais