Que inspiração pode ser maior para um jovem atleta do que ouvir as palavras das atuais campeãs olímpicas de seu esporte? Foi a experiência que a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) proporcionou a 40 atletas de 13 a 21 anos, que participam da segunda etapa do camp de treinamento realizado no Centro de Desenvolvimento Enel, em Saquarema. Duda e Ana Patrícia, medalha de ouro nos Jogos de Paris 2024 deram dicas e orientações, tiraram dúvidas e falaram sobre suas vitoriosas carreiras.
“A dupla Duda/Ana Patrícia é referência no Brasil e no mundo. Para quem está dando os primeiros passos na carreira, é uma experiência ímpar. Temos 40 jovens nessa segunda fase do camp. Queremos que eles se desenvolvam como esportistas, mas também como pessoas. Por isso, as atividades não incluem somente treinos físicos e técnicos. Temos palestras sobre temas como esporte seguro, prevenção ao doping e uso consciente das redes sociais. A conversa com as campeãs olímpicas é parte desse processo de formação”, explica Jorge Bichara, diretor-técnico da CBV.
A experiência de ídolos do presente e do passado é constante nas ações da CBV. Criado em 2023, o projeto Mentalidade Vencedora leva medalhistas olímpicos para conversas com as equipes que disputam o Campeonato Brasileiro de Seleções, que têm categorias sub-16 e sub-18. Nas clínicas de treinamento específico por posição, realizadas no ano passado em Saquarema, as aulas tiveram a participação dos campeões olímpicos Fabi (clínica de líberos), Fofão e William (clínica de levantadores).
“Já estive no lugar desses jovens. É muito bom voltar ao CT de Saquarema depois de ter vivido tantas coisas no vôlei de praia. É especial ver o brilho no olhar de cada um. Pedi que aproveitem para correr atrás dos seus sonhos, porque não tem lugar melhor do que a casa do vôlei brasileiro para crescer e se desenvolver”, afirma Ana Patrícia.
“Quando venho ao CT de Saquarema, lembro de todos os momentos que vivi aqui desde meus 12 anos. Eu me vejo nesses jovens. Mostramos que o que fizemos deu certo, mas envolveu muito trabalho e toda dedicação. O conselho que dou é aproveitar o momento, treinar bastante, mas curtir o processo. Não é fácil, mas se você realmente quer, agarre todas as oportunidades e fique perto de pessoas que querem seu bem”, diz Duda.
Este é o segundo ano consecutivo em que a CBV realiza o camp de vôlei de praia nesse formato, com um mês de atividades que também incluem avaliações de preparação física, fisioterapia e fisiologia. Os 56 participantes iniciais foram identificados em peneiras realizadas pela CBV e em competições de base por todo o Brasil. Quinze profissionais de comissão técnica acompanham os trabalhos, coordenador pelo técnico campeão olímpico Leandro Brachola. As atividades terminam no dia 8 de fevereiro.
Por aclamação, Radamés Lattari é eleito presidente da CBV para o ciclo 2025-2029
15 de janeiro de 2025
Nota de pesar – Fernando Tovar
9 de janeiro de 2025
CBV recebe Prêmio Sou do Esporte de Prestação de Contas
11 de dezembro de 2024
Melitta® é a nova parceira oficial do vôlei brasileiro
9 de dezembro de 2024
Novas comissões nacionais de atletas da CBV são eleitas
3 de dezembro de 2024
CBV é única entidade esportiva do Brasil a receber Selo Ouro 2024 pela gestão de emissões de gases de efeito estufa
21 de novembro de 2024
Parceria da CBV com o COB promove intercâmbio e capacita mais de 20 técnicas de vôlei de praia
8 de novembro de 2024