pATROCINADOR OFICIAL

Larissa/Talita e Val/Renata se enfrentam na final em Campo Grande (MS)

vale o ouro

24 de setembro de 2016

Em Campo Grande (MS) – 24.09.2016

Uma atleta com três participações olímpicas em busca do primeiro título em casa, um possível recorde e uma dupla que retorna à final após sete anos. Não faltarão atrativos para a decisão entre Larissa/Talita (PA/AL) e Val/Renata (RJ) na etapa de Campo Grande (MS) do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia Open, neste domingo (25.09), abertura da temporada 2016/2017.

A final ocorre a partir das 9h30 (horário local, 10h30 de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo. A entrada é franca à torcida e a arena está no Parque das Nações Indígenas, próxima da rua Antônio Maria Coelho. A disputa de bronze entre Juliana/Taiana (CE) e Josi/Thati (SC/PB) ocorre às 8h30 (horário local), na quadra 2.

Os dois times chegaram à decisão ao vencerem seus confrontos pela semifinal na noite deste sábado (24.09), no Parque das Nações Indígenas. Talita, natural de Aquidauana (MS), busca o primeiro título em seu estado. Ela e a parceira Larissa superaram Juliana/Taiana (CE) na semifinal por 2 sets a 1 (21/5, 17/21 e 15/11).

Já Val e Renata superaram Josi/Thati (SC/PB) por 2 sets a 0 (21/19, 21/11) na outra semifinal. As cariocas jogaram juntas entre 2009 e 2011, quando foram cinco vezes ao pódio do Open, somando duas medalhas de ouro. Depois de se separarem, atuaram com outras parceiras e em 2016 retomaram o time buscando uma medalha de ouro.

Talita comentou a expectativa por atuar próxima dos amigos e familiares, e quem sabe, ser vencedora em casa. Benjamin foi o último sul-mato-grossense a vencer no estado, em 2001.

‘É uma motivação (vencer em casa), estou muito feliz em ter vindo para a etapa, em estar na final. Minha família está toda ali, acompanhando, inclusive meus avós. Se tem uma coisa que me mantém com fome de desafios, vontade de jogar, é saber que meus familiares estão lá orgulhosos, acompanhando. Não tem pressão, tem alegria em poder presenteá-los com um bom jogo, uma final’, declarou a sul-mato-grossense Talita.

Larissa e Talita chegam à oitava final consecutiva de uma etapa do Circuito Brasileiro Open. Na temporada passada, elas só não foram à decisão em Natal (RN), pois não disputaram o torneio visando a preparação olímpica. Juntas elas somam 12 títulos de etapas do tour nacional. Com quatro títulos, empatada com Juliana e Shelda, Larissa pode se tornar a maior vencedora de etapas realizadas no Mato Grosso do Sul.

Já Val e Renata retornam à final – como equipe – após sete anos. Ambas ainda tiveram bons resultados com outras parceiras, mas resolveram retomar a história interrompida neste ano. Renata comentou a felicidade em disputar um título contra a ex-parceira Talita, com quem disputou os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, terminando na quarta colocação.

‘Estou muito feliz, nunca tinha jogado contra a Talita desde o meu retorno, no ano passado. Meu filho adora a Talita, sabe que fomos parceiras, ele sempre torce por esse confronto. E será na casa dela, com expectativa de um grande jogo. Espero que a gente siga ajudando uma a outra, estou contente com essa retomada de parceria com a Val, fomos muito felizes. Foi interrompida justamente porque fiquei grávida do Felipe. Temos um entrosamento grande. É uma coincidência bacana, meu filho ficará feliz, quero levar o troféu para ele’, disse Renata.

Os Jogos
Larissa e Talita começaram arrasadoras na semifinal, perfeitas na virada de bola e com saque muito consistente, causando muitos erros às adversárias. Elas rapidamente abriram larga vantagem, chegando a anotar 12 a 2. Tranquilas no duelo, e contando com erros de Juliana/Taiana, as bicampeãs brasileiras fecharam o set com folga no placar: 21 a 5.

O segundo set foi completamente diferente. Concentradas, Juliana e Taiana construíam as jogadas com mais tranquilidade, liderando o início do set, chegando a abrir três pontos de vantagem. Talita ainda tentou encostar no placar, anotando dois bloqueios seguidos. O empate – 14 a 14 – durou pouco. Juliana e Taiana retomaram o domínio, principalmente com a bloqueadora inspirada, fechando o set por 21 a 17.

O tie-break começou com Larissa e Talita abrindo 6 a 2 no placar. Juliana e Taiana voltaram a sofrer com alguns erros e muito volume defensivo das adversárias. Em contra-ataque, Larissa aumentou a diferença para 8 a 2. A dupla olímpica manteve a virada de bola e chegou a 14 a 10 no placar, com quatro match points. Taiana salvou o primeiro, mas, no lance seguinte, uma largada de Larissa, encerrou a partida.

O segundo duelo da noite começou equilibrado, com os dois times trocando pontos. Val e Renata conseguiram importante vantagem no final do set, graças ao bom ajuste entre bloqueio e defesa, fechando o primeiro set por 21 a 19.

Na segunda parcial, Josi e Thati aumentaram o número de erros não forçados, desperdiçando muitos ataques na rede. Com bom entrosamento, Val e Renata mantiveram a tranquilidade e abriram vantagem confortável. Apenas administraram o placar para fechar a segunda parcial em 21 a 11 e o jogo em 2 sets a 0.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017, com cidades a definir. Além de Campo Grande, o tour nacional passará por Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR) e São José (SC). Confira as datas das etapas confirmadas abaixo.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

VEJA OS RESULTADOS DO DIA

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro