pATROCINADOR OFICIAL

Maiores vencedores em MG, Ricardo e Larissa buscam ouro em Uberlândia

dominam no estado

25 de outubro de 2016

No Rio de Janeiro (RJ) – 25.10.2016

Nas 17 etapas do Circuito Brasileiro Open realizadas desde 1992 em Minas Gerais, ninguém venceu tanto quanto o campeão olímpico Ricardo e a medalhista olímpica Larissa. Ambos, porém, buscam a primeira vitória em Uberlândia (MG), que pela segunda vez é sede de uma etapa. A disputa ocorrerá da terceira parada da temporada 2016/2017 acontece de sexta-feira (25.10) a domingo (30.10), no estacionamento do Parque do Sabiá, com entrada franca à torcida.

O baiano Ricardo venceu cinco vezes em etapas mineiras, com três parceiros diferentes. Foi campeão em 1998 e 2000 ao lado do paraibano Zé Marco, em 2007 e 2015, junto do paranaense Emanuel, e em 2012 ao lado do carioca Pedro Cunha. As etapas foram realizadas em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Contagem (veja a lista completa dos vencedores abaixo). Agora a busca é pelo título em Uberlândia.

‘Fico feliz com esse retrospecto de conquistas em Minas Gerais, nem eu sabia que tinha tantas medalhas. O clima mineiro me faz muito bem, uma torcida muito apaixonada por voleibol. É mais uma motivação para irmos bem em Uberlândia. A expectativa é ótima, começamos bem a temporada com ouro em Campo Grande e isso dá confiança’, disse Ricardo.

O campeão olímpico inclusive aponta uma das maiores viradas de sua carreira na vitória da etapa de 1998, em Belo Horizonte. Os adversários eram os ídolos do voleibol de quadra e campeões olímpicos dos Jogos de Barcelona, Tande e Giovane, que haviam migrado para a areia.

‘Foi um momento inesquecível. Zé Marco e eu estávamos perdendo o set com uma diferença muito grande, acredito que por 11 a 3. Parecia impossível, mas conseguimos virar. Um comentarista da transmissão até disse que ‘o impossível havia se tornado possível’. O Marcos Freitas (atual comentarista e na época treinador de Tande e Giovane) ficava correndo de um lado para o outro, não acreditava. Uma das maiores viradas da minha vida’.

Se Ricardo domina no naipe masculino, entre as mulheres ninguém venceu mais que Larissa no estado mineiro. Foram três títulos ao lado de Juliana, em 2004, 2007 e 2012, e um ao lado de Talita, sua atual parceira, em 2015. Superando nomes como Adriana Behar, Shelda e a mineira Ana Paula, que também marcou época no vôlei de quadra.

Os jogos começam na sexta-feira (28.10), quando ocorrem as partidas da primeira fase. No sábado (29.10) serão disputadas a repescagem (Round 1), quartas de final e semifinais. O domingo (30.10) sedia a disputa de bronze e a final masculina e feminina. Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

As partidas da quadra central na etapa de Uberlândia terão transmissão ao vivo pela fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). As disputas de bronze e as finais dos dois naipes, no domingo, serão exibidas ao vivo pelo canal SporTV. Ações de marketing, muita música e brincadeiras com o público também agitam a arena montada na cidade mineira.

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Uberlândia (MG) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, na sexta-feira (28.10) e sábado (29.10), das 9h às 19h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.

Importante: Não haverá entrega de credenciais no domingo (30.10), dia das finais.</b>

TODOS OS CAMPEÕES EM MINAS GERAIS:
1992 – Belo Horizonte – Anjinho/Loiola (RJ/ES)
1993 – Belo Horizonte – Mônica/Adriana (RJ) e Paulo Emílio/Zé Marco (BA/PB)
1994 – Belo Horizonte – Mônica/Adriana (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1995 – Belo Horizonte – Adriana/Mônica (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1997 – Belo Horizonte – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Lula/Adriano (PE)
1998 – Belo Horizonte – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
1999 – Belo Horizonte – Adriana/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
2000 – Belo Horizonte – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
2001 – Uberlândia – Ana Paula/Adriana (MG/RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2002 – Betim – Ana Paula/Tatiana (MG/RS) e Lula/Adriano (PE)
2003 – Juiz de Fora – Ana Paula/Tatiana (MG/RS) e Franco/Loiola (CE/ES)
2004 – Ipatinga – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alex/Luizão (MS/AM)
2006 – Juiz de Fora – Andrea Martins/Andrezza (AM) e Bruno/Guto (AM/SP)
2007- Juiz de Fora – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2010 – Uberaba – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)
12/13 – Belo Horizonte – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)
15/16 – Contagem – Larissa/Talita (PA/AL) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro