pATROCINADOR OFICIAL

Larissa e Talita superam Ágatha/Duda e Brasil lutará por ouro e bronze

em Moscou

3 de junho de 2017

Abraço das finalistas da etapa de Moscou do Circuito Mundial

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 03.06.2017

O Brasil vai brigar por duas medalhas na etapa três estrelas de Moscou do Circuito Mundial 2017. Na semifinal, na tarde deste sábado (03.06), Larissa e Talita (PA/AL) superaram as compatriotas Ágatha e Duda (PR/SE) por 2 sets a 1 (23/21, 18/21, 15/10) e garantiram vaga na final do torneio. A decisão acontece neste domingo (04.06), às 13h (de Brasília), com transmissão pelo canal da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) no YouTube.

A final será contra as norte-americanas Summer Ross e Brooke Sweat, que nunca venceram uma etapa de Circuito Mundial. Elas se uniram em janeiro deste ano e possuem um quarto lugar como melhor resultado, no Major Series de Fort Lauderdale. Já a disputa de bronze de Ágatha e Duda será contra as alemãs Bieneck e Schneider, às 11h45, também ao vivo no YouTube.

A vitória deste sábado aumenta o retrospecto favorável de Larissa e Talita no confronto contra as compatriotas. Agora são cinco vitórias e uma derrota em seis jogos contra Ágatha/Duda. O Brasil mantém 100% de presença em finais no naipe feminino na temporada, nas etapas em que contou com duplas participantes, com três ouros.

Larissa e Talita tentarão o 15º ouro em etapas internacionais em 30 torneios disputados desde o meio de 2014, quando se juntaram. Neste ano elas venceram a etapa Major Series de Fort Lauderdale, nos EUA. Já Ágatha e Duda buscam a terceira medalha, já que somam uma prata em Fort Lauderdale, além de ouro na etapa do Rio de Janeiro, no mês passado.

O Jogo
A partida começou equilibrada, com as duas duplas mantendo a virada de bola, sem deixar o time adversário abrir vantagem. No primeiro tempo técnico, Larissa e Talita venciam por 11 a 10, em jogo muito de pouquíssimos erros, com os dois ataques prevalecendo.

Em bola de check de Ágatha, a dupla campeã do SuperPraia tomou a dianteira e passou a ter a vantagem mínima. Pouco depois, em bons saques, Larissa recuperou a vantagem mínima, mas logo Ágatha, em contra-ataque, recolou a dupla na frente. Talita e Larissa salvaram três set points e viraram, forçando pedido de tempo de Ágatha/Duda. Não adiantou e, em bloqueio de Talita, as tricampeãs brasileiras fecharam o set por 23 a 21.

O segundo set manteve o alto equilíbrio, mas Larissa/Talita conseguiu abrir 7 a 4 no início, colocando pressão no time adversário. Na parada técnica a vantagem era de 10 a 6 para as tricampeãs brasileiras. Ágatha conseguiu ótimo bloqueio e empatou a partida. A partida seguiu tensa até erro de Talita, que abriu caminho para Duda fechar o set por 21 a 18 em diagonal.

O tie-break manteve a tônica do jogo, com muita igualdade. Aos poucos, Larissa foi apresentando seu vasto repertório e abriu 9 a 6 em belo contra ataque. Ágatha, após atacar na rede no lance seguinte, pediu tempo, mas não foi suficiente para reverter o panorama do jogo, com Larissa e Talita mantendo a virada e fechando em 15 a 10.

Quartas de final
Horas antes, ainda neste sábado, nas quartas de final, Carol Solberg e Maria Elisa (RJ/PE) acabaram dando adeus ao torneio ao serem superadas pelas alemãs Bieneck/Schneider por 2 sets a 0 (21/15, 24/22). Já Ágatha e Duda passaram pelas alemãs Laboureur/Sude, por 2 sets a 1 (15/21, 21/17, 15/8), enquanto Larissa e Talita eliminaram as australianas Bawden/Clancy por 2 sets a 0 (21/19, 21/17).

Brasil se despede no masculino
O Brasil ficou fora do pódio no naipe masculino do torneio de Moscou. Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) entraram em quadra na manhã deste sábado e acabaram superados nas quartas de final. Eles foram derrotados pelos letões Samoilovs e Smedins em uma grande partida, por 2 sets a 1 (18/21, 22/20, 15/12), ficando na quinta colocação do evento.

Esta é a oitava etapa da temporada 2017 do Circuito Mundial, sendo a terceira na categoria três estrelas, que distribui 150 mil dólares em prêmios aos atletas. Neste ano os eventos são elencados de uma a cinco estrelas, de acordo com a importância, pontuação e premiação.

Ao todo, em 11 torneios realizados em Moscou, o Brasil conquistou seis ouros (três com os homens e três com as mulheres). Nos últimos nove anos a capital russa esteve sempre presente com ao menos uma parada do tour internacional.

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO TORNEIO FEMININO

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO TORNEIO FEMININO

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro