pATROCINADOR OFICIAL

Brasil terá nove duplas em busca de medalhas no segundo Major Series do ano

na Croácia

26 de junho de 2017

Arena montada para a disputa em Porec em 2016

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 26.06.2017

O segundo Major Series da temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia terá a presença de nove duplas brasileiras em busca de medalhas. A etapa de Porec, na Croácia, acontece de terça-feira (27.06) a domingo (02.07) e distribuirá 600 mil dólares em prêmios aos atletas. O Brasil é o maior vencedor em torneios do tour internacional disputados na Croácia, com quatro ouros em seis eventos disputados.

Nesta segunda-feira (26.06) foi realizada a disputa do country quota (cota do país), em que times brasileiros se enfrentam em busca de vaga ao qualificatório. Pedro Solber e Guto (RJ) superaram Vitor Felipe e George (PB) por 2 sets a 1 (15/21, 21/19 e 15/9) e avançaram. No feminino, Elize Maia e Taiana (ES/CE) superaram as campeãs da etapa passada, Maria Elisa e Carol Solberg (PE/RJ) também por 2 sets a 1 (21/18, 14/21 e 13/15).

Três equipes brasileiras no naipe masculino entram já na fase de grupos, a partir de quarta-feira (28.06), pela posição no ranking de entradas: Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Evandro/André Stein (RJ/ES). Já Pedro Solberg e Guto (RJ) disputarão o qualificatório nesta terça-feira (27.06), lutando pela vaga em jogo eliminatório direto.

Já no naipe feminino, Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) e Josi/Lili (SC/ES) partem da fase de grupos, a partir de quarta-feira, pela posição no ranking de entradas e convite (wild card). Elize Maia e Taiana (ES/CE) disputam o qualificatório nesta terça buscando se juntar aos demais times.

O Brasil lidera o ranking geral do naipe feminino do Circuito Mundial 2017, com Ágatha e Duda, que somam 2.480 pontos. O país aparece ainda em segundo, com Larissa/Talita (2.360 pontos) e terceiro, com Fernanda Berti e Bárbara Seixas (1.780 pontos). Entre os homens, Álvaro Filho e Saymon são os mais bem colocados, em terceiro no ranking, com 1.880 pontos, 500 a menos que os russos Liamin/Krasilnikov, que lideram.

O torneio contará com 32 duplas em cada gênero, 24 classificadas pelo ranking e convites, e outras oito que garantem a vaga na disputa do qualificatório. Os times jogam entre si no grupo, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. A final do torneio feminino ocorre no sábado, e a do torneio masculino, no domingo.

A nova organização das competições do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica as etapas em categorias de uma a cinco estrelas. O Major Series de Porec é o segundo de três da categoria cinco estrelas que serão realizados nesta temporada, valendo 1200 pontos para a dupla campeã.

TODOS OS CAMPEÕES NA CROÁCIA
Zagreb (2005) – Fábio Luiz/Márcio Araújo (BRA)
Zagreb (2006) – Ricardo/Emanuel (BRA)
Zagreb (2007) – Kristjan Kais/Rivo Vesik (EST)
Zagreb (2008) – Nummerdor/Schuil (HOL)
Porec (2015) – Brouwer/Meeuwsen (HOL) e Larissa/Talita (BRA)
Porec (2016) – Alison/Bruno Schmidt (BRA) e Laboureur/Sude (ALE)

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2017

Etapa Fort Lauderdale (EUA) – 5 estrelas
Álvaro Filho/Saymon – ouro
Larissa/Talita – ouro
Evandro/André Stein – prata
Ágatha/Duda – prata

Etapa Xiamen (China) – 3 estrelas
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro

Etapa Rio de Janeiro (Brasil) – 4 estrelas
Alison/Bruno Schmidt – ouro
Ágatha/Duda – ouro

Etapa Moscou (Rússia) – 3 estrelas
Larissa/Talita – ouro
Ágatha/Duda – bronze

Etapa Haia (Holanda) – 3 estrelas
Maria Elisa/Carol Solberg – ouro
Ágatha/Duda – bronze

Etapa Mônaco (Mônaco) – 1 estrela
Julian/Carol Horta – ouro

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro