pATROCINADOR OFICIAL

Vencedores em todas as edições, Alison e Bruno Schmidt querem manter

Em Brasília (DF)

25 de abril de 2018

Alison e Bruno Schmidt venceram as quatro edições do SuperPraia até aqui

(Daniel Zappe/MPIX/CBV)

Em Brasília (DF) – 25.04.2018

Se entre as mulheres, três times diferentes já conquistaram o SuperPraia, entre os homens somente uma dupla sentiu o gosto do ouro desde a criação do torneio, em 2014. Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) são tetracampeões do maior torneio de vôlei de praia do país e serão o ‘time a ser batido’ nesta semana, em Brasília (DF). A quinta edição do SuperPraia ocorre de quinta-feira (26.04) a domingo (29.04), no estacionamento do estádio Mané Garrincha.

E manter-se no topo, na visão de Bruno Schmidt (DF), fica mais difícil a cada temporada. O campeão olímpico elogiou os adversários, o surgimento de novos atletas, e lembrou que a edição deste ano será ainda mais especial. Apesar de morar atualmente no Espírito Santo, Bruno é brasiliense e terá a presença de amigos e familiares ao longo do torneio.

"Estamos motivados, vencemos o SuperPraia nas quatro edições em que ele foi realizado e sabemos que a cada ano fica mais difícil, disputado, com atletas mais jovens, mais fortes e bons tecnicamente. Vamos procurar descansar de uma viagem longa da China, onde conquistamos a medalha de bronze na etapa de Xiamen, e tentar voltar ao fuso horário para entrar bem em quadra. São coisas presentes no vôlei de praia e no esporte de alto nível, é preciso nos adequarmos rápido às condições", disse Bruno, que completou.

"É um torneio realmente diferente de jogar, tendo em vista o encerramento da temporada e o fato de reunir os times que mais se destacaram na temporada. Tem esse charme especial e sempre rende grandes jogos. Além disso, adoro jogar em Brasília, nasci aqui e a cidade e amigos se encaixam perfeitamente, conto com uma torcida especial e consigo reencontrar pessoas queridas da minha vida”, disse Bruno, eleito melhor do mundo em 2015 e 2016.

O domínio de Alison e Bruno Schmidt na competição também se explica pela longevidade da dupla, que já está na metade de seu segundo ciclo olímpico. Ao longo dos últimos quatro anos, desde a primeira vitória no SuperPraia, times novos se formaram e grandes atletas se aposentaram, casos de Emanuel (PR) e Márcio Araújo (CE), por exemplo.  

Em 2014, superaram Ricardo/Márcio Araújo (BA/CE) na decisão. No ano seguinte, vitória sobre Ricardo/Emanuel (BA/PR). Em 2016, triunfo sobre Evandro/Pedro Solberg (RJ), e no ano passado, ouro na final contra Álvaro Filho/Saymon (PB/MS).

As partidas do SuperPraia disputadas na quadra central terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), enquanto as finais, no sábado de noite e no domingo de manhã, serão exibidas com exclusividade pelos canais SporTV. Será a primeira vez que Brasília (DF) recebe uma edição do SuperPraia, torneio criado em 2014.

A competição reúne apenas os melhores times da temporada. Enquanto uma etapa do Circuito Brasileiro Open conta com 24 times na fase de grupos, em cada gênero, no SuperPraia estarão apenas os 14 primeiros do ranking brasileiro 17/18, além de dois times convidados, completando 16 duplas.

No SuperPraia também serão conhecidos os vencedores dos prêmios ‘Craque da Galera’, de votação popular, e dos melhores da temporada em cada fundamento (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio, defesa, revelação, atleta que mais evoluiu e melhor jogador). Esta escolha é feita pelos próprios atletas e treinadores.

Os 16 times de cada naipe são divididos em quatro grupos de quatro, onde jogarão entre si no sistema de eliminatória dupla, em que vencedores enfrentam vencedores, e perdedores encaram os perdedores da primeira rodada.

Os primeiros colocados dos grupos vão direto para as quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. O naipe feminino começa na quinta-feira, com a final no sábado à noite, enquanto o torneio masculino se inicia na sexta-feira, com a disputa de medalhas no domingo de manhã.

Os times inscritos no naipe masculino são Evandro/André (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Harley/Jeremy (DF/RJ), Vinícius/Luciano (ES), Márcio Gaudie/Moisés (RJ/BA), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Ricardo/Eduardo Davi (BA/PR), Thiago/Marcus Borlini (SC/ES), Lipe/Fábio (CE), Marcus/Vinícius (RJ), Luccas Lima/Guto (SP) e Averaldo/Bernardo Lima (TO/CE).

No naipe feminino as duplas inscritas são Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), Thati/Rebecca (PB/CE), Lili/Josi (ES/SC), Tainá/Victoria (SE/MS), Val/Ângela (RJ/DF), Taiana/Carol Horta (CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Rachel/Andrezza (RJ/AM), Izabel/Renata (PA/RJ), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Naiana/Vivian (CE/PA), Aline/Diana (SC/RJ), Sandressa/Neide (AL) e Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES).

O SuperPraia encerra o calendário nacional e possui um campeão único. Já o Circuito Brasileiro, que terminou no início deste mês, conta com sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE). Evandro/André Stein (RJ/ES), no masculino, e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), no feminino, foram os campeões.

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura do SuperPraia, em Brasília (DF), devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais, após aprovação, será realizada na sala de imprensa da arena. De quinta-feira (26.04) até sábado (28.04), das 9h às 18h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) fará o credenciamento e auxiliarão os jornalistas.

HORÁRIOS DOS JOGOS:
Quinta-feira: 9h às 16h
Sexta-feira: 8h às 19h
Sábado: 9h às 14h e 15h45 às 20h
Domingo: 10h às 12h

TODOS OS CAMPEÕES DO SUPERPRAIA:
2014 – Salvador – Talita/Taiana (AL/CE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2015 – Maceió – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2016 – João Pessoa – Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)
2017 – Niterói – Ágatha/Duda (PR/SE) e Alison/Bruno Schmidt (ES/DF)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro