Vôlei Brasil Corporate Day debate patrocínio e parcerias comerciais do esporte

Negócios do vôlei

17 de junho de 2016

Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, faz abertura do Vôlei Brasil Corporate Day

(Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Com a participação de cerca de 80 executivos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizou nesta sexta-feira (17.06) a primeira edição do Vôlei Brasil Corporate Day com o objetivo de discutir oportunidades de negócio oferecidas pelo esporte. O evento, que aconteceu no Hotel Grand Mercure, no Riocentro, teve a abertura do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), presidente de honra da CBV e presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e contou com a participação de patrocinadores e parceiros do voleibol brasileiro.

Nuzman destacou como o vôlei serve de exemplo para outros esportes no Brasil, elogiando a forma como a CBV vem gerindo sua política de negócios.

“O voleibol foi pioneiro nos patrocínios nos uniformes. São décadas de ensinamento, servindo de exemplo para outros esportes, clubes e entidades. A CBV tem a melhor forma de trabalhar com patrocinadores e está dando uma virada no gerenciamento da entidade”, disse Nuzman, que foi jogador de vôlei e presidente da CBV.

Diretor executivo da CBV, Ricardo Trade falou em seguida sobre o balanço da gestão, exibindo números que mostram a evolução do esporte no Brasil.

“Sob a liderança de nosso presidente Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, estamos fazendo a reestruturação da CBV, com o objetivo de aumentar a transparência. Atualmente, temos uma estrutura enxuta, mantendo o comprometimento com resultados, o planejamento, a organização e a ética, sempre tendo um controle rígido do orçamento. Estamos fazendo o esporte crescer. Não estamos brincando de fazer.”

Ricardo Trade elogiou os patrocinadores que apoiam a CBV na conquista de resultados.

“Hoje em dia, qualquer patrocinador exige que todas as entidades esportivas tenham responsabilidade. Quem investiu está tendo retorno  financeiro. Para sustentar a estrutura que temos hoje, contamos com nossos apoiadores”, disse o diretor executivo da CBV, sendo auxiliado na explanação por Renan Dal Zotto, diretor de Seleções, e Fúlvio Danilas, diretor de vôlei de praia, que mostraram os resultados internacionais expressivos dos últimas 10 anos.

Luis Aniceto, diretor de Estratégia da Marca do Banco do Brasil, destacou o sucesso da parceria de 25 anos com a CBV.

“A maturidade da relação nos permite evoluir sem sofrimento. Buscamos outros patrocínios de longo prazo aplicando o que desenvolvemos com a CBV. É um caso de sucesso e é um privilégio do Banco do Brasil fazer parte desta história”, disse ele sobre o principal patrocinador do voleibol brasileiro.

Os demais parceiros do voleibol brasileiro também falaram sobre a relação com a CBV. José Carlos, sócio de Consultoria da EY, destacou o esforço que vem sendo feito para deixar o esporte mais transparente possível. Thiago Meirelles, gerente de Produto de Esporte da TV Globo, mostrou números de audiência do vôlei, destacando o esporte como um dos mais rentáveis do Brasil. Fred Mourão, associado da Repucom, apresentou uma pesquisa sobre o interesse dos brasileiros pelo vôlei, com números bem empolgantes a respeito da exposição de marcas.

Diretor Comercial e de Marketing da CSM, Henrique Netto comentou sobre como o vôlei pode atrair mais fãs, explorando a paixão pelo esporte. Já Camila Costa, CEO da Agência ID, falou sobre a geração de receitas no esporte usando o E-commerce como ferramenta de construção da marca, e anunciou a criação do site Vôlei Shop, que já está no ar vendendo artigos e produtos de marcas ligadas ao vôlei brasileiro:

http://www.onofreagora.com.br/esportes/marca/0/10269/volei-shop

Os representantes dos patrocinadores presentes ao evento foram convidados a participar de um painel comandado pelo jornalista Daniel Bortoletto, do Diário Lance!. Luis Aniceto e José Carlos juntaram-se a André Barros (gerente Executivo de Marketing Esportivo e Operação da Nestlé), Rafael Gouveia (diretor comercial da Olympikus), Rafaela Alves (gerente de Marketing da GOL Linhas Aéreas Inteligentes) e ao campeão olímpico Emanuel Rego (presidente da Comissão de Atletas de Vôlei de Praia). Eles falaram sobre a importância de parcerias para o  desenvolvimento do esporte

O evento foi encerrado pelo secretário nacional substituto de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Guilherme Raso, que falou sobre o legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a expectativa por medalhas.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro