Uma das mais tradicionais competições do voleibol brasileiro está de volta em 2015. Depois de uma temporada sem ser realizada, a Liga Nacional terá nova edição este ano. Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (24.02), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou o retorno.
Assim como na última edição, realizada em 2013, apenas atletas de até 22 anos poderão ser inscritos. A competição terá uma fase classificatória, prevista para julho, com os participantes divididos em cinco grupos regionais, Copa Norte, Copa Nordeste, Copa Centro-Oeste, Copa Sudeste e Copa Sul, com até seis equipes. Os vencedores avançam à fase final marcada para 17 a 31 de agosto, em sede ainda por definir.
A etapa final será disputada pelos campeões de cada copa regional mais um representante da Federação sede. Para se candidatar à sede do evento as Federações interessadas devem enviar solicitação até o dia 15 de maio.
As equipes campeãs da Liga Nacional 2015 de cada naipe estará credenciada para a Superliga B 2016, desde que cumpra as exigências estabelecidas em regulamento.
A Liga Nacional foi criada em 2002 como uma competição de acesso à Superliga. A partir de 2013, o campeonato passou a garantir o vencedor na Superliga B. Ao todo, foram realizadas 12 edições.