Torneio ocorre em Volta Redonda (RJ) e terá participação de nove clubes

CBI

28 de novembro de 2018

Disputa será no Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional

(William Lucas/Inovafoto/CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28.11.2018

A segunda edição do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 de vôlei de praia, realizado em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), acontece nesta semana, de quinta-feira (29.11) a domingo (02.12), no Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ). A competição contará com nove clubes e torneios masculino e feminino, proporcionando mais experiência aos jovens atletas.

A fase principal do torneio contará com 12 duplas em cada naipe, divididas em quatro grupos de três times. Eles jogarão entre si no sistema todos contra todos, e os primeiros colocados de cada chave avançam direto às quartas de final. Já segundos e terceiros disputam uma etapa extra, a repescagem, com os vencedores seguindo às quartas. Desta fase em diante, a competição segue com semifinais e disputa de medalhas.

No torneio feminino, os clubes participantes serão Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (ES), BNB Clube (CE), Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (RJ), Náutico Capibaribe (PE), Olympico Club (MG), Clube Esperia (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ) e Clube Bahiano de Tênis (BA).

Já no naipe masculino os clubes na disputa serão Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (ES), BNB Clube (CE), Náutico Capibaribe (PE), Fluminense (RJ), Olympico Club (MG), Clube Esperia (SP) e Clube Bahiano de Tênis (BA).

Esta é a segunda edição do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 de vôlei de praia. Na primeira, realizada em março deste ano, mas referente à temporada 2017, o Aest (ES) ficou com o título no naipe masculino, enquanto o Olympico (MG) levou o troféu no feminino.

Atualmente a CBV também realiza o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) nas categorias Sub-17, Sub-19 e Sub-21, onde as equipes são formadas por suas federações locais. Com o CBI, os clubes contam com um torneio nacional para proporcionarem rodagem e experiência aos jovens atletas, aumentando também a possibilidade de observação de novos valores.

Idealizado em sua política de formação de atletas, o Edital 07 foi resultado de uma Chamada Pública cujo objeto prevê investimento em equipamentos, e o custeio de transporte aéreo e hospedagem de atletas para participarem dos Campeonatos Brasileiros Interclubes. Ao todo, 39 dos clubes integrados ao CBC serão anfitriões de eventos do gênero, realizando competições até 2020, atingindo centenas de clubes e milhares de beneficiários.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro