Tia dos medalhistas olímpicos Gustavo e Murilo Endres disputa o Vôlei Master 2023 e conhece a segunda casa dos sobrinhos

Família Endres

17 de novembro de 2023

Olga Marta, Tia de Gustavo e Murilo Endres, disputa o Vôlei Master 2023

(Dhavid Normando/FVImagem/CBV)

 

As gerações mais antigas da família Endres, em Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul, nunca foram muito ligadas ao esporte. Quem começou a mudar esse cenário foi Bruno, um dos sete irmãos de Olga Marta Endres, que disputa o Vôlei Master 2023 pela equipe da AABB Goiânia 50+. E que mudança! Bruno é tio de Gustavo e Murilo Endres, que fizeram história vestindo a camisa da seleção brasileira masculina.

‘O precursor do vôlei na minha família foi meu irmão Bruno. Antes dele, ninguém praticava esportes. O Bruno assistia vôlei na televisão, gostava muito e resolveu aprender a jogar sozinho. A partir daí, começou a puxar as pessoas da família, incluindo eu, para o esporte. Foi nesse momento que o Gustavo e o Murilo também começaram a jogar ‘, conta Olga.

Os irmãos Endres ganharam juntos a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 – Gustavo ainda foi ouro em Atenas 2004 e Murilo, prata em Londres 2012. ‘Ter o Gustavo e o Murilo na nossa família é um imenso orgulho. Antes de eles serem ídolos do esporte no Brasil, são ídolos na nossa família. Até hoje, quando conseguem ir para Passo Fundo, vira uma festa. Reunimos toda a família, que não é pequena, e aproveitamos muito a presença deles ‘, revela Olga.

Acostumada a disputar competições pelo time Master de Passo Fundo e pela equipe 50+ de Chapecó, Olga jogou pela primeira vez no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, local onde treinam as seleções brasileiras e ‘segunda casa’ dos sobrinhos. Mandou muitas fotos no grupo da família e conta que Gustavo e Murilo adoraram ver a tia jogando em quadras tão familiares. 

‘A estrutura aqui é maravilhosa, como eles sempre falaram. Além disso, existe uma integração muito bacana entre todos no Vôlei Master. O esporte faz parte da minha vida desde sempre. Significa tudo. É qualidade de vida, saúde, tudo de bom. Indico a todas as pessoas que façam algum esporte. Não tem idade para começar. Qualquer atividade esportiva é boa para a mente, para manter o bom humor, para aproveitar a vida. Se alguém quiser jogar, me chama que eu vou!’, finaliza Olga.

 

Vôlei Master 2023

O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros – duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.  

“O Vôlei Master é um evento que mobiliza centenas de jogadores com mais de 35 anos. Mostra que o amor pelo voleibol se espalha por todo o Brasil. Este ano, teremos uma edição muito especial, com a integração da competição com a nova Superliga Master. As equipes que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio em 2024, com toda a estrutura. O objetivo da CBV é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável, além de ultrapassar as fronteiras esportivas do voleibol, com ações como a doação de alimentos não perecíveis. Essa é uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, nossa parceira de longa data”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.

 

Classificatório para a Superliga Master

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou em setembro a criação da Superliga Master, que será disputada a partir de 2024. E o Vôlei Master terá um papel importante nessa novidade do calendário nacional, classificando os oito primeiros colocados das categorias +40, +45 e +50 para a nova competição. Para organizar a Superliga Master, a CBV criou um núcleo específico, com Rodrigo Delmasso como diretor, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das Federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins). 

 

Ação social com doação de alimentos não perecíveis

O esporte vai muito além de competições e medalhas. A CBV acredita no poder transformador do voleibol e vem realizando ações sociais e ambientais em seus eventos. No Vôlei Master 2023, os atletas participantes foram convidados a doar 1kg de alimento não perecível durante o período da competição. Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, as doações serão encaminhadas para instituições de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Categorias do Vôlei Master 2023

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F) e 70+ (F).
Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.