pATROCINADOR OFICIAL

Terceira etapa tem início em Vila Velha

Jovens talentos

20 de setembro de 2019

Primeiro dia em Vila Velha define as duplas da chave principal

(Divulgação)

A terceira etapa da temporada 2019 do Circuito Brasileiro sub-21 de vôlei de praia começou nesta sexta-feira (20.09), na Praia da Costa, em Vila Velha (ES). O evento reúne os talentos da nova geração da modalidade de diversas partes do país. No primeiro dia da competição foi realizada a fase qualificatória para preencher as quatro vagas restantes na chave principal de cada naipe.

No feminino começaram no qualificatório 13 duplas, e nove partidas foram realizadas até a definição de quatro classificadas. Duas duplas da casa garantiram a vaga na chave principal: Larissa/Amanda (ES) e Sophia/Rebeca (ES). Maria Clara/Gabriella (RJ) e Lorrayne/Lara (MG) completam os quatro que se classificaram.

Entre as meninas já estavam garantidas pelo ranking Anna/Fernanda (BA), Vitória/Natalia (CE), Kaysa/Ana (DF), Thamela/Blenda (ES), Maria/Emanuely (MG), Aninha/Victoria (MS), Tamires/Carol (PE), Ingridh/Duda (PR), Mylena/Carol Paiva (RJ), Thainara/Cecília (RN), Helena/Lari (SC) e Carol/Karol (SE).

No masculino a disputa pelas quatro vagas restantes na chave principal contou com 17 duplas, e após 13 jogos os classificados foram Gabriel Pisco/Gabriel (RJ), Johann/Lippi (RJ), Juan/Alex (MG) e Lucas/Gustavo (SC)

No naipe masculino, já estão classificados para a fase de grupos pelo ranking de entradas Afonso/Giovanne (AL), Guilherme/Hudson (AM), John/David Pedreira (BA), João Vitor/Matheus (DF), Matheus Santos/Gustavo (ES), Gui/Gustavo (MS), Matheus/Renan (MT), Renato/Rafael (PB), Rafa Carvalho/Eduardo (PR), Lucas/João Pedro (RJ), André Danilo/Matheus (SE) e Márcio/Kirsthenn (SP).

O Circuito Brasileiro Sub-21 conta com 16 times em cada gênero, divididos em quatro grupos com quatro duplas. Os 11 melhores estados no ranking de entradas e o estado que sedia a etapa já têm vaga garantida à fase de grupos, enquanto outras quatro vagas são decididas no torneio classificatório, no primeiro dia (sexta-feira).

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada, mas sempre formando duplas do mesmo estado.

Após duas etapas realizadas o Mato Grosso do Sul lidera o ranking feminino com 400 pontos e é seguido por Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, todos com 300 pontos. No masculino o Sergipe está na primeira posição com 380 pontos, o Paraná tem 340 e é o segundo. Na terceira posição está a Paraíba com 320.

A temporada se encerra em Manaus (AM), na quarta etapa, que acontece entre os dias 3 e 6 de outubro. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro