A tradicional competição da base do voleibol brasileiro inicia mais uma temporada a partir desta quarta-feira (20.02) com a realização dos torneios da Divisão Especial e da Primeira Divisão da categoria sub-18 feminina. Os dois eventos serão realizados no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
Em ambas competições a fórmula de disputa será de turno único com todos os times participantes. Na Divisão Especial serão oito equipes: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Ceará e Paraná. O campeão será definido pela melhor campanha ao final das sete rodadas. As seleções que terminarem na sétima e na oitava colocação serão relegadas à Primeira Divisão em 2020.
Já na disputa da Primeira Divisão serão sete participantes: Pará, Mato Grosso, Alagoas, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraíba e Amazonas. O torneio também terá sete rodadas com todos os participantes jogando entre si. Ao final, os dois melhores garantem acesso à elite em 2020, enquanto os três últimos descem para a Segunda Divisão.
A primeira rodada da Divisão Especial começa na manhã da quarta-feira com o duelo entre Santa Catarina e Paraná, às 8h30. No mesmo horário São Paulo enfrenta o Ceará. Mais dois jogos acontecem às 10h: Minas Gerais x Pernambuco e Rio de Janeiro x Goiás. Ainda no mesmo dia, acontece a segunda rodada com jogos às 17h (SC x PE e SP x GO), e mais dois às 18h30 (MG x PR e RJ x CE).
A Primeira Divisão começa com três partidas na terça-feira. Às 13h30 tem os encontros entre as seleções do Distrito Federal e Alagoas, e Rio Grande do Norte com a Paraíba. E, um pouco mais tarde, às 15h, o time do Pará mede forças com o de Mato Grosso. As duas competições acontecem de forma paralela até o próximo domingo (24.02).
TABELA CBS SUB-18 FEMININO DIVISÃO ESPECIAL
http://cbs.cbv.com.br/tabelas-resultados/sub18-fem-divisao-especial
TABELA CBS SUB-18 FEMININO PRIMEIRA DIVISÃO
http://cbs.cbv.com.br/tabelas-resultados/sub18-fem-1divisao
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro