Temporada 2017 começa neste final de semana com etapa no Chile

Em Coquimbo

9 de fevereiro de 2017

Etapa de Coquimbo abre a temporada 2017

(Divulgação/CSV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 09.02.2017

As duplas brasileiras já estão prontas para a abertura da temporada 2017 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, que começa neste final de semana, no Chile. A cidade de Coquimbo será o palco da primeira parada com jogos de sexta-feira (10.02) a domingo (12.02). Quatro duplas, duas pelo ranking e duas Sub-23, convocadas por critérios técnicos, representarão o país em busca das medalhas.

Pelo critério do ranking nacional, as duplas convocadas foram Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Vitor Felipe/Jô (PB). As parcerias Sub-23 que disputarão a etapa chilena serão Tainá/Victoria (SE/MS) e Arthur Lanci/George (PR/PB). Medalhista pan-americano de prata em Toronto-2015, o paraibano Vitor Felipe comentou a alegria em representar o país.

"A expectativa para esta primeira etapa está muito boa, estamos buscando aprimorar nosso time de todas as maneiras, trabalhando muito forte neste início de ano. Espero representar bem o Brasil nesta primeira etapa, começar com uma boa pontuação. Estamos com um nível de jogo que nos proporciona almejar grandes resultados, é o que vamos buscar". 

A lista de convocados aponta para muita experiência, apesar da pouca idade. Arthur Lanci/George são campeões mundiais Sub-19 e Sub-21. Ana Patrícia é campeã mundial Sub-21 e campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude. Tainá e Victoria são campeãs mundiais Sub-19, e Rebecca coleciona títulos de etapas do Circuito Brasileiro e medalhas no Circuito Mundial. 

Cada parceria brasileira pode disputar até duas etapas do Circuito Sul-Americano, proporcionando experiência internacional aos jovens atletas e pontos para o ranking do Circuito Mundial.

O torneio receberá 32 duplas de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai em ambos os gêneros, além de Venezuela apenas no torneio masculino. O anfitrião Chile será representado por quatro times femininos e quatro masculinos. Os jogos começam na sexta-feira, com fase de grupos, que segue até a manhã de sábado. No mesmo dia também são disputadas as quartas de final. As semifinais e disputas de medalha ficam reservadas para o domingo. 

O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada etapa. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, e reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte. 

A temporada 2017 será composta por seis paradas regulares e uma etapa final, que vale mais pontos. Os critérios usados pela CBV na convocação são a posição do ranking de entradas do Circuito Brasileiro (a dupla inscrita com melhor colocação) e uma dupla Sub-23 escolhida pela entidade.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro