Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 06.08.2015
A largada para a temporada 2015/2016 do Circuito Banco do Brasil Nacional será dada nesta sexta-feira (07.08). Com o belo visual da Baía de Guanabara, a Escola de Educação Física do Exército será palco da primeira das nove etapas do torneio, recheada de estrelas consagradas e jovens promessas do voleibol brasileiro. As partidas ocorrem até domingo (09.08), com entrada franca à torcida e promessa de belos jogos.
Assim como nas três últimas temporadas, o formato segue o mesmo, com a competição tendo início no segundo semestre de um ano e se encerrando no primeiro semestre do ano seguinte. Serão cinco etapas em 2015 e outras quatro em 2016, distribuindo mais de R$ 90 mil em cada uma delas. Os campeões nos dois naipes recebem R$ 7,2 mil como premiação.
O Circuito Banco do Brasil Nacional é composto por 24 times (no masculino e feminino) que ainda não atingiram pontuação para a disputa do Open. A cada etapa a lista de duplas participantes é alterada. São 12 times em cada naipe, oito classificados pelo ranking de entradas e mais quatro definidas no qualificatório, que acontece nesta sexta-feira.
As duplas serão divididas em três grupos com quatro e jogarão dentro da chave, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiro colocados) avançando às quartas de final. Todos estes jogos ocorrem no sábado (08.08). O domingo (09.08) é reservado para partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.
Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, às duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.
Estão garantidas no torneio masculino, pela posição no ranking de entradas, as seguintes duplas: Fábio/Daniel Lazzari (CE/SC), Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE), Fábio Guerra/Léo Morais (RJ/PB), Felipe Cavazin/Zé Írio (PR/MS), Nilton/Anderson Melo (RO/RJ), Eder/Gilmário (ES/PB), Jefferson/Miguel (DF/MS) e Marcus/Vinícius (RJ/ES). Outras 24 duplas brigam pelas últimas quatro vagas no torneio qualificatório.
No feminino, a temporada começa com as seguintes duplas já classificadas pelo ranking de entradas: Andrezza/Naiana (AM/CE), Érica Freitas/Amanda Maltez (MG/RJ), Andréa Teixeira/Leize (SC), Mayana/Juliana Simões (TO/PR), Flávia/Paula Hoffmann (RJ), Luiza Amélia/Thati (CE/PB), Sandressa/Fabrine (AL/BA) e Rosimeire/Beatriz (AL/RJ). Outras 20 equipes disputarão as quatro vagas do qualificatório.
Após a primeira etapa, no Rio de Janeiro, o Circuito Banco do Brasil Nacional será disputado em Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Maringá (PR). As quatro etapas de 2016 ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Confira as datas abaixo.
Confira como ficou a pontuação do Nacional: 1º lugar: 260 pontos; 2º lugar: 240; 3º lugar: 220; 4º lugar: 200; 5º ao 8º lugar: 180; 9º ao 12º lugar: 160; 13º ao 16º lugar: 140; 17º ao 24º lugar: 120; 25º em diante: 100.