Talita/Taiana e Maria Elisa/Carol deixam Brasil com força total em Viena

Na Áustria

30 de julho de 2019

Talita e Taiana venceram os dois jogos desta terça-feira

(Getty Image/FIVB)

O Brasil chega com força para a disputa do naipe feminino no torneio de Viena (AUT), etapa cinco estrelas do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Nesta terça-feira (30.07), na fase de qualificação, Taiana/Talita (CE/AL) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) venceram os jogos que disputaram e garantiram vaga na fase principal do torneio. Com melhor ranking, Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) já estavam classificadas de forma direta.

No primeiro jogo do dia Taiana e Talita passaram por Lunde/Helland-Hansen (NOR) por 2 sets a 0 (21/10 e 21/13). Na segunda rodada as brasileiras derrotaram Gruszczynska/Wachowicz (POL) também por dois sets (21/16 e 21/15).

“Hoje jogamos muito bem. A Taiana fez duas grandes partidas, defendeu muito, sacou bem, me ajudou bastante, principalmente neste último jogo. Estamos muito concentradas e fizemos o nosso melhor voleibol. Estamos aqui para fazermos ainda mais”, disse Talita.

Maria Elisa e Carol estrearam contra as espanholas Florian e Maestri com vitória por 2 sets a 0 (21/17 e 21/13). Um pouco mais tarde a dupla voltou à quadra e conquistou mais um bom resultado ao bater Caluori/Gerson (SUI) por 2 sets a 1 (21/17, 19/21 e 15/10).

A partir desta quarta-feira (31.07) começa o torneio principal feminino. Pelo grupo C Ana Patrícia e Rebecca enfrentam Soria/Carro (ESP). Ágatha e Duda estão no grupo D e jogam contra as russas Dabizha e Rudykh. No grupo C, Bárbara e Fernanda estreiam no duelo com Stubbe/van Iersel (HOL). Maria Elisa e Carol medem forças com Bieneck/Schneider (ALE). E, completando a participação brasileira na primeira rodada, Talita e Taiana encaram Schutzenhofer/Plesiutschnig (AUT).

Pelo masculino o dia foi de apenas uma rodada pelo qualificatório. Os únicos brasileiros a entrarem em ação nesta terça-feira foram Guto e Saymon (RJ/MS), que venceram Silvestre/Barthelemy, da França, por 2 sets a 0 (21/17 e 22/20). Agora eles enfrentarão Koekelkoren/van Walle (BEL).

“Eu adoro jogar aqui na Áustria. E este time francês que enfrentamos hoje nunca tinha jogado junto. São dois bloqueadores que se uniram para disputar este torneio, não tínhamos informações sobre eles. Mas conseguimos sair com essa vitória apertada. Amanhã teremos mais um jogo complicado, desta vez contra a dupla da Bélgica. Vamos em busca da vaga na chave principal”, comentou Guto.

Já estão classificados no naipe masculino, pelo ranking, Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e André/George (ES/PB).

A fase de grupos é composta por 32 times em cada naipe, divididos em oito chaves. Após a primeira fase, os primeiros colocados vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros de cada grupo disputam uma rodada eliminatória anterior, da repescagem (Round 1). O torneio segue com oitavas, quartas, semifinais e disputas de bronze e ouro.

A competição em Viena rende cerca de R$ 150 mil para os campeões dos naipes masculino e feminino. Ao todo, o torneio distribui cerca de R$ 2,3 milhões em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 1.200 para os times vencedores.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro