Pelo terceiro ano consecutivo, o Suzano Vôlei está classificado para a Copa Brasil de Voleibol. Isso porque, em clima de Natal, a equipe do técnico Pedro Uehara, o Peu, entrou em quadra pela última vez no ano na noite da última segunda-feira (23/12) e derrotou o Viapol Vôlei São José por 3 sets a 0 (25×19 | 25×23 | 25×23) na Arena Suzano.
Com o resultado válido pela 11ª e última rodada do primeiro turno da Superliga, o time da Grande São Paulo, que começou a rodada na 9ª colocação, assumiu a 6ª posição da liga nacional com 16 pontos, terminando assim a primeira metade da fase de classificação dentro do G8 do campeonato, o que garantiu uma vaga para as quartas de final do segundo principal torneio do calendário nacional do voleibol brasileiro. Na etapa, a ser disputada em janeiro de 2025, o Suzano enfrentará o Vôlei Renata, em Campinas (SP).
Em quadra, o que se viu foi um Suzano dominante, exercendo forte pressão para cima dos são-joseenses do início ao fim da partida. Diante de mais de 3 mil torcedores, o primeiro set foi de controle absoluto do time da casa que forçou no saque e correspondeu nos bloqueios para abrir o placar com um 25 a 19.
O Suzano seguiu com bom aproveitamento nos fundamentos, contudo, na segunda parcial, o São José evoluiu no jogo e, mais concentrado, dificultou as ações do time do técnico Peu. Porém, mesmo diante de um adversário mais confiante, a calma e a técnica do grupo do Alto Tietê se fizeram valer mais uma vez e, com um ace do ponteiro Gabriel Pessoa, a equipe azul ampliou sua vantagem ao anotar o 25 a 23.
À frente e com um ponto garantido ao vencer dois sets, o Suzano se soltou ainda mais em quadra. O saque e o bloqueio, diferenciais do time na noite, voltaram a fazer a diferença, e os suzanenses consolidaram-se à frente do placar logo no início da etapa. Ainda que a equipe do Vale do Paraíba tenha resistido bravamente, os mandantes exerceram seu favoritismo e fizeram outro 25 a 23, garantindo a vitória por três pontos e a vaga para a edição de 2025 da Copa Brasil, a terceira na história do Clube do Alto Tietê.
Peu destacou que voltar à Copa Brasil era um dos principais objetivos do Suzano na primeira fase da temporada e, por meio de muito trabalho, a missão foi cumprida. “Além de corresponder à presença da torcida, que fez muita festa marcando presença mesmo na semana do Natal, pudemos vencer e garantir uma classificação importante para as pretensões do Clube na temporada. Crescemos muito nesta reta final de ano, agora é manter esse caminho para chegar bem no início do returno daqui a pouco e, claro, no mata-mata da Copa Brasil”, apontou.
Classificado e de volta ao G8 da Superliga, Suzano retornará às quadras apenas no dia 8 de janeiro (quarta-feira), às 19h30, quando vai enfrentar o Joinville Vôlei na rodada inaugural do 2° turno do campeonato nacional em casa.
Equipe Paris Assessoria
imprensa@parisassessoria.com.br
(11) 98784-1794