Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 02.03.2018
O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17 de vôlei de praia, realizado em parceria entre Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBV), entrou em sua fase decisiva. Foram definidas nesta sexta-feira (02.03) as disputas das semifinais no torneio feminino, além do encerramento do primeiro turno no naipe masculino, disputado no formato de pontos corridos. Os jogos acontecem na Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão, em Serra (ES).
Os dois naipes contam com as categorias dupla, onde cada vitória vale dois pontos, e quarteto, onde o triunfo vale quatro pontos. No naipe masculino, foram seis partidas do turno na categoria dupla. O Clube Esportivo Helvetia (SP) somou oito pontos (quatro vitórias em quatro jogos). A equipe é representada pelas duplas Igor/Gregório e Bruno/Cabrera.
Eles estão atrás da Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (ES), que conseguiu duas vitórias na fase de grupos (quatro pontos), porém somou mais dois triunfos na disputa de quartetos (oito pontos), totalizando 12 pontos na classificação geral. O time da casa é representado pelas duplas Renan/Polaco e Caio/Felipe. O Clube Álvares Cabral (ES), representado por Nicolas/Luiz e Guilherme/Gabriel, ainda não venceu.
A rodada do returno do naipe masculino será disputada neste sábado (03.03), mesmo dia das semifinais do torneio feminino. No domingo (04.03) acontecem as disputas de quarteto dos dois naipes. As partidas contam sempre com entrada franca.
O naipe feminino, com formato de grupos e fase eliminatória teve as semifinais definidas. O Tijuca Tênis Clube (RJ), que teve melhor campanha com 12 pontos, enfrenta o Clube dos Funcionários da CSN (RJ), neste sábado, às 10h20 (de Brasília). O Olympico Club (MG), que também atingiu 12 pontos, mas perde nos critérios de desempate, encara a Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (ES) às 12h.
Após a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17, será realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, de 20 a 25 de março, em Volta Redonda (RJ), no Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional.
Atualmente a CBV também realiza o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) nas categorias Sub-19 e Sub-21, onde as equipes são formadas por suas federações locais. Com o CBI, os clubes contam com um torneio nacional para proporcionarem rodagem e experiência aos jovens atletas, aumentando também a possibilidade de observação de novos valores.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro