Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12.09.2015
As semifinais da etapa de Lauro de Freitas (BA) do Circuito Banco do Brasil Nacional foram definidas neste sábado (12.09), com a disputa de 34 partidas. Além das partidas da fase de grupos em ambos os naipes, também foram realizados os jogos das quartas de final. O torneio acontece na Praia de Buraquinho, com entrada franca à torcida.
As semifinais do torneio feminino começam às 8h30, com duplas experientes brigando por vaga na decisão. Érica Freitas/Amanda (MG/RJ), que venceram duas vezes na chave, superaram Fabrine/Sandressa (BA/AL) nas quartas por 2 sets a 0 (21/14, 21/18), e encaram na semi Mayana e Juliana Simões (TO/PR). A tocantinense e a paranaense também venceram duas vezes na fase de grupos e superaram Andrea Teixeira/Leize (SC) por 2 sets a 0 (21/16, 21/17), nas quartas.
Do outro lado da chave, Luiza Amélia/Thati (CE/PB) também conquistaram duas vitórias na chave. Elas avançaram à semifinal após vencerem Aline/Flávia (BA/RJ) nas quartas, por 2 sets a 0. A dupla encara Izabel e Camila (PA/RJ), que venceram um jogo e perderam outro no grupo, mas se recuperaram e venceram nas quartas de final Ana Patrícia e Renata (MG/RJ) por 2 sets a 0 (21/13, 21/16).
No torneio masculino, duplas experientes e jovens se cruzarão na decisão. Uma semifinal terá Ferramenta e o atleta olímpico Pedro Cunha (RJ) contra Rodrigo Saunders/Guto (CE/SP). Ferramenta e Pedro venceram dois jogos na chave e superaram nas quartas Felipe Cavazin/Yuri (PR/BA) por 2 sets a 0 (21/8, 21/12). Já os adversários na semi superaram dois times na chave e eliminaram Luizão/Gilmário (AM/PB) por 2 sets a 0 (21/17, 21/16).
A outra semifinal terá encontro entre jovens equipes. Marcus/Vinícius (RJ/ES), vencedores da primeira etapa, encaram Vinícius e Matheus Maia (RJ). O carioca e o capixaba venceram duas vezes no grupo e superaram nas quartas de final Lipe e Ramon Gomes (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/16, 24/22). Maia e Vinícius tiveram um triunfo e um revés na fase de grupos, mas se recuperaram e eliminaram Nilton/Anderson Melo (RO/RJ) por 2 sets a 0 (21/19, 21/16) nas quartas.
Os campeões em cada naipe de uma etapa do Nacional recebem R$ 7.250. Todas as equipes que disputam a fase principal do torneio recebem premiação.
Apesar de não garantir classificação direta ao Circuito Brasileiro Open, às duplas campeãs de uma etapa do Nacional fazem mais pontos (260) do que o quinto colocado de uma etapa Open (240). Com isso, a tendência é que ao longo do ano ocorram diversas trocas de posições entre duplas de ambos os circuitos, aumentando a importância das duas competições.
Após a primeira etapa, no Rio de Janeiro, e agora em Salvador (BA), Brasília (DF), o torneio passará novamente pelo Rio de Janeiro (RJ) e seguirá para Maringá (PR). As quatro etapas de 2016 ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
VEJA OS RESULTADOS DO FEMININO
VEJA OS RESULTADOS DO MASCULINO
VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro