pATROCINADOR OFICIAL

Semifinais definidas na etapa de Cabo Frio com últimos campeões na lista

pelo título

24 de julho de 2015

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24.07.2015

A última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger, disputada em Cabo Frio (RJ), conheceu seus semifinalistas nesta sexta-feira. Após 34 partidas da fase de grupos e das quartas de final na arena montada na Praia do Forte, os quatro melhores em cada naipe foram definidos. Destaque para Oscar/Thiago (RJ/SC) e Duda/Elize Maia (SE/ES), campeões da etapa anterior, em Vitória (ES), que seguem buscando o segundo título consecutivo do torneio.

As partidas contam com entrada franca à torcida e transmissão ao vivo pelo site da CBV, no link cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo. Os duelos da semifinal começam às 8h30 (de Brasília). Ao longo do primeiro dia de disputas a arena ficou lotada, das 8h às 21h, com grande participação do público de Cabo Frio.

As semifinais femininas terão Duda/Elize Maia (SE/ES) contra Tainá/Andressa (SE/PB), e Andrezza/Naiana (AM/CE) enfrentando Neide/Rebecca (AL/CE). Já o torneio masculino terá Guto/Saymon (RJ/MS) enfrenta Léo Gomes/Bernat (RJ), enquanto Luciano/Léo Vieira (ES/DF) joga contra Oscar/Thiago por uma vaga na decisão.

Para chegar à semifinal, Oscar e Thiago (RJ/SC) venceram dois jogos na chave e eliminaram, nas quartas, Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ). O triunfo por 2 sets a 0 (21/15, 21/18) foi conquistado em 40 minutos de duração.

‘Nosso dia a dia está muito bom, estamos treinando muito bem, sentindo a evolução a cada etapa, subindo degraus na parte física também. E isso está nos unindo, estamos com uma rotina prazerosa. Tanto que o jogo acaba e nós pensamos ‘já acabou?’, pois estamos aproveitando o momento. Isso é a melhor coisa, criamos sonhos grandes, queremos chegar ao Circuito Mundial, jogar etapas internacionais’, disse Thiago, que completou.

‘Jogar no Rio de Janeiro é ótimo, minha esposa (Bruna) conseguiu uma folga e está torcendo de perto. Ela fica brava, pois grita bastante e eu não ouço (risos). Mas esse carinho é ótimo. Neste sábado meus pais devem estar presentes também, assim como grandes amigos de infância. Atuar perto deles é muito bom, vai motivar ainda mais pelo título’.

Guto Carvalhaes e Saymon (RJ/MS) conseguiram a classificação com bela campanha. Foram duas vitórias no grupo A, deixando o time em primeiro lugar, e outra vitória por 2 sets a 0 (26/24, 21/18) sobre Harley/Guto (DF/SP), em 52 minutos. Léo Gomes e Bernat (RJ) tiveram uma vitória e uma derrota na chave C, mas avançaram às semis após derrotarem Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO) por 2 sets a 0 (21/19, 22/20), em 39 minutos.

Luciano e Léo Vieira (ES/DF) também conseguiram a classificação aos quatro melhores do torneio. Campeões da primeira etapa, eles eliminaram nas quartas de final Benjamin/André (MS/ES) por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 38 minutos. Antes, eles já tinham vencido os dois jogos pelo grupo B e avançado na primeira posição.

O torneio feminino foi marcado pelo equilíbrio. Em busca do primeiro título do Challenger, Tainá e Andressa (SE/PB) largaram com uma vitória e uma derrota na chave, mas cresceram e eliminaram as experientes Izabel e Camila (PA/RJ) com triunfo por 2 sets a 1 (21/16, 14/21, 15/13), em 53 minutos de duração. Motivo de celebração para a paraibana de apenas 18 anos que já é campeã mundial Sub-19.

‘Acho que estamos evoluindo muito, até porque estamos disputando muitos torneios juntas. Uma está ajudando a outra nos momentos difíceis. Esse jogo das quartas de final foi uma superação, depois de termos ido muito mal, vencer e chegar na semifinal. Fiquei feliz porque ela levantou a cabeça e fomos em frente’, analisou Andressa, que completou.

‘É no treino que corrigimos o que acontece aqui, fazendo bem feito lá a gente joga bem aqui. Só tenho a agradecer o pessoal de Sergipe, a Mônica, Sandra, todos que estão trabalhando conosco, e ao pessoal do meu CT. Tudo que estou jogando hoje é por conta deles, as broncas, dicas e conselhos. Amanhã é um novo dia, vamos buscar esse primeiro título do Challenger, queremos subir um degrau a mais’.

Além delas, também avançaram Elize Maia e Duda (ES/SE), que se classificaram sem atuar, já que as adversárias Andréa Teixeira e Leize (SC) não tinham condições de jogo. No grupo, elas tinham largado com duas vitórias.

Andrezza e Naiana (AM/CE), também invictas na chave, venceram Eunyce e Bárbara (AL/RJ) nas quartas de final, por 2 sets a 0 (21/15, 21/11), em 35 minutos. Fechando a lista, Neide e Rebecca mantiveram a invencibilidade no torneio ao eliminarem, nas quartas de final, Val e Josi (RJ/SC) por 2 sets a 1 (16/21, 21/10, 15/6), em 47 minutos.

O time vencedor de cada parada soma 400 pontos no ranking, além de receber uma premiação de R$ 14 mil. Somando os dois naipes, o torneio distribui cerca de R$ 130 mil aos atletas. Ao final dos quatro paradas, a dupla que soma mais pontos é campeão da temporada.

Na primeira etapa, em Chapecó (SC), títulos para Luciano/Léo Vieira (ES) e Val/Josi (RJ/SC). Elas repetiriam a conquista na etapa seguinte, em Campo Grande (MS), quando Fábio Guerra/Daniel Souza (RJ) levou o ouro no torneio masculino. Em Vitória (ES), Oscar/Thiago e Elize Maia/Duda (ES/SE) subiram ao lugar mais alto do pódio.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO MASCULINO

VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO FEMININO

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.