pATROCINADOR OFICIAL

Seleção masculina estreia no Pan de Santiago com vitória sobre a Colômbia

Bom começo

30 de outubro de 2023

Comemoração da seleção masculina depois da vitória na estreia

(Rodrigo Navarro)

Entrevistas em vídeo com Juba, Darlan, Adriano e Brasília

A seleção masculina começou sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago com vitória. Na manhã desta segunda-feira (30.10), o time comandado pelo técnico Giuliano Ribas, o Juba, venceu a Colômbia por 3 sets a 0 (25/20, 25/17 e 25/10) na Arena do Parque O’Higgins. O maior pontuador da partida foi o oposto Darlan, com 16 pontos, sendo cinco de saque. Ao todo, o Brasil marcou 12 pontos de saque e nove de bloqueio.

O Brasil volta a jogar nesta terça-feira, às 13h30, quando terá pela frente o México. A equipe verde-amarela começou a partida com Brasília, Darlan, Adriano, Honorato, Otávio, Judson e o líbero Maique. Entraram Thiaguinho, Felipe Roque e Lukas Bergmann.

Oito equipes divididas em dois grupos disputam o torneio masculino de vôlei nos Jogos Pan-Americanos. O primeiro de cada chave avança diretamente para as semifinais, e os segundos e terceiros colocados jogam as quartas de final. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Colômbia, Cuba e México. Argentina, Chile, Porto Rico e República Dominicana estão na outra chave.

 

Giuliano Ribas, o Juba, técnico da seleção masculina no Pan: “Estou muito feliz com a nossa estreia. Os jogadores incorporaram nossa proposta de trabalho e conceito de jogo. A gente vem conversando que não é fazer coisas inusitadas, mas fazer o básico bem-feito. A gente estava um pouco tenso para o início, mas o grupo, a energia que a gente tem levado o dia a dia, tem trazido tranquilidade para deixar nosso melhor na quadra”.

Darlan, oposto da seleção e maior pontuador do jogo, com 16 pontos (9 de ataque, 2 de bloqueio e 5 de saque): Foi um primeiro jogo muito bom. Conseguimos colocar nosso plano de jogo, fomos um time bem proativo, e isso foi essencial. Nossa sequência de saques também, erramos pouco. Agora é manter o foco, a constância, e cabeça para o próximo jogo”.

Adriano, ponteiro da seleção e segundo maior pontuador do jogo, com 10 pontos (7 de ataque e 3 de saque): “Hoje foi a estreia, frio na barriga, aquela ansiedade, que é muito normal. Jogamos muito bem hoje, e a tendência só melhorar. A Colômbia é um adversário de longa data, já tínhamos nos enfrentado no Sul-Americano, então são duas equipes que se conhecem. Venceu quem construiu melhor o jogo. Estudaremos para os próximos jogos e daremos nosso melhor em quadra sempre. Esse é nosso objetivo para, no final, sair com uma medalha”.

Brasília, levantador da seleção: “Estreia é sempre perigosa, tem a tensão envolvida de entrar pela primeira vez na quadra. A gente se saiu bem, conseguiu exercer bem um fundamento muito positivo que foi o saque. A gente estava concentrado, sabia o que tinha que fazer, fez as análises corretas. Nos momentos ruins a gente teve lucidez para melhorar. Nossa meta no campeonato é cada vez evoluir mais para conquistar nossos objetivos”.

SELEÇÃO MASCULINA

PRIMEIRA FASE
30/10 – Brasil x Colômbia (25/20, 25/17 e 25/10)
31/10 – 13h30 – Brasil x México
01/11 – 10h30 – Brasil x Cuba

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro