Seleção masculina derrota Cuba no tie-break e avança para a semifinal do Pan-Americano de Santiago

Nas semis

1 de novembro de 2023

Comemoração da seleção brasileira após a vitória contra Cuba

(Rodrigo Navarro)

Entrevistas em vídeo com Juba, Darlan e Brasília

A seleção masculina está nas semifinais do Pan de Santiago 2023. Com 29 pontos de Darlan, maior pontuador da partida, o Brasil derrotou Cuba por 3 sets a 2 (25/23, 25/16, 18/25, 25/27 e 18/16) nesta quarta-feira (01.11) para garantir o primeiro lugar do Grupo A na primeira fase da competição no Chile.

O time comandado pelo técnico Giuliano Ribas, o Juba, volta a jogar na sexta-feira (03.11) e aguarda os confrontos das quartas de final, nesta quinta, para saber seu adversário na disputa por uma vaga na final.

A equipe verde-amarela começou a partida com Brasília, Darlan, Adriano, Honorato, Otávio, Judson e o líbero Maique. Entraram Thiaguinho, Felipe Roque, Lukas Bergmann e Maicon.

Giuliano Ribas, o Juba, técnico da seleção masculina no Pan: “A gente sabia que tinha que estar preparado para um jogo longo, porque contra Cuba eles têm essa virtude do saque e arriscariam o tempo todo, e quando entrasse a partida teria variações. Então a gente tinha que ter a cabeça no lugar. Os meninos foram muito resilientes, se ajudaram muito dentro da quadra, mesmo nas situações de saques pesados. A gente não se abalou porque jogou junto o tempo todo hoje, o que foi uma virtude do time hoje”.

Darlan, oposto da seleção e maior pontuador do jogo, com 29 pontos: “Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Brasil x Cuba é isso, os jogadores deles são bastante experientes. Mas o importante foi que não deixamos cair o ânimo, não deixamos de acreditar, esse grupo não desiste em momento nenhum. No final no tie-break, você olhava um pro outro e estava todo mundo com sangue nos olhos, acreditando, e isso ajuda muito no astral do time”.

Brasília, levantador da seleção masculina: “Primeiro, o mais importante foi a vitória. Conseguimos suportar bem os momentos adversos. Abrimos uma vantagem de 2 a 0, mas a gente sabia e estava preparado para essa situação de que poderia ser um jogo longo, porque Cuba cresce no fundamento do saque, eles arriscam tudo nisso. É uma partida que mostra nossa força, nos dá mais ânimo e casca para a sequência do campeonato. Suportar esses momentos de pressão é importante, ainda mais para uma equipe jovem igual à nossa. A equipe toda está de parabéns pela vitória e a classificação para a semifinal e vamos buscar nosso objetivo maior”.

SELEÇÃO MASCULINA

PRIMEIRA FASE
30/10 – Brasil 3 x 0 Colômbia (25/20, 25/17 e 25/10)
31/10 – Brasil 3 x 0 México (25/13, 25/15 e 25/20)
01/11 – Brasil 3 x 2 Cuba (25/23, 25/16, 18/25, 25/27 e 18/16)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro