Seleção Masculina bate a Argentina e fica com o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Quinto ouro

6 de novembro de 2023

Seleção masculina com o ouro dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

(Wander Roberto/COB)

A seleção masculina de voleibol do Brasil subiu no lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Na noite deste sábado (4.11), o time comandado pelo técnico Giuliano Ribas, o Juba, levou a melhor sobre a Argentina por 3 sets a 0 (25/23, 25/13 e 25/22). O título veio com campanha invicta do time brasileiro com cinco vitórias em cinco jogos. O maior pontuador da decisão foi o central Judson, com 13 acertos, mesmo número do ponteiro argentino Facundo Conte. O oposto Darlan marcou 12 pontos.

Esta foi a 27ª medalha do vôlei brasileiro em Jogos Pan-Americanos, sendo nove de ouro, 11 de prata e sete de bronze. No masculino foi o quinto ouro. Nos destaques individuais a seleção masculina teve Darlan como melhor oposto e melhor saque da competição; Brasília foi eleito o melhor levantador; o líbero Maique teve o melhor passe; e o ponteiro Honorato foi escolhido o MVP do torneio.

O Brasil disputou a competição masculina de vôlei dos Jogos Pan-Americanos 2023 com os opostos Darlan e Felipe Roque; os levantadores Brasília e Thiaguinho; os centrais Judson, Otávio e Thierry; os ponteiros Honorato, Adriano, Lukas Bergmann e Maicon; e o líbero Maique.

Giuliano Ribas, o Juba, técnico da seleção masculina: “Essa foi uma experiência incrível para mim, e este título, meu primeiro como técnico da seleção masculina, ficará sempre na memória. Ao longo dos 13 anos que tenho de dedicação à seleção masculina me mostrou que não importa qual a função que se exerce, mas sim a dedicação que se tem no trabalho no dia a dia. Quero agradecer aos atletas que se agarraram a esta oportunidade de representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. A comissão técnica também foi muito importante no trabalho feito, no planejamento, a todos da CBV que se dedicam a nos oferecer as melhores condições”

Otávio, central e capital da seleção masculina: “Eu estive em Toronto 2015, e ficou um gosto amargo por termos perdido aquela final contra a Argentina. Hoje vencemos por 3 a 0, que nos trouxe uma felicidade imensa, esse grupo trabalhou muito para estar aqui e levar o ouro para o Brasil”,

Darlan, oposto da seleção masculina, eleito o melhor oposto e melhor saque da competição: “É uma sensação muito boa conseguir um título pelo Brasil. Trabalhamos muito duro em todos os momentos de treinamento e jogos, nós nos divertimos muito, e não desistimos em nenhum momento”.

Honorato, ponteiro da seleção masculino, MVP dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023: “Todo o campeonato foi uma experiência incrível. Foi uma oportunidade única estar nos jogos Pan-Americanos, a torcida brasileira nos apoiou muito, uma energia inexplicável”

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro