A seleção brasileira feminina sub-23 feminina começa nesta quarta-feira (01.12), às 14h (de Brasília), contra Porto Rico, sua participação na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontece em Cali, na Colômbia. A competição garante vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 aos melhores classificados da América do Sul e da Norceca (América do Norte, Central e Caribe).
Brasil, Porto Rico, República Dominicana e Peru estão no grupo B. México, Argentina, Colômbia e Suriname formam o grupo A. As equipes se enfrentam em suas chaves e as duas melhores de cada grupo passam às semifinais.
“Confiamos no que a equipe pode apresentar em Cali. Os treinamentos no Brasil nos deram um parâmetro muito bom, e todas as nossas jogadoras participam da Superliga. A competição é importante pela possibilidade de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, e para vermos essas jogadoras em ação no âmbito internacional. Estamos iniciando um novo ciclo olímpico e essa é uma oportunidade para jovens talentos no processo de renovação”, afirma Wagão.
Um dos destaques do time, a central Lorena, de 22 anos, treinou com a seleção feminina adulta na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
“É uma grande oportunidade para esse grupo. Temos uma equipe jovem e todas estão muito confiantes. A comissão técnica tem nos mostrado a importância de aproveitar essa chance, o título e a vaga para o Brasil”, explica Lorena.
A gerente de seleção da CBV, Julia Silva, destaca a importância da competição para os jovens talentos do vôlei brasileiro.
“A expectativa é a melhor possível. É uma oportunidade única de dar rodagem às nossas atletas sub-23 e algumas mais jovens, o que faz parte do nosso planejamento de desenvolvimento esportivo visando os próximos ciclos olímpicos”, analisa Julia.
O Brasil disputa os Jogos Pan-Americanos Júnior com as levantadoras Jackeline e Kenya, as centrais Lorena, Diana e Lia, as ponteiras Milena, Mayara, Milena e Gabrielle, as opostas Pamela e Lorrayna e a líbero Marcelle.
JOGOS PAN-AMERICANOS SUB-23 FEMININO
Primeira rodada
01.12 (QUARTA-FEIRA) – Brasil x Porto Rico, às 14h (horário de Brasília)
02.12 (QUINTA-FEIRA) – Brasil x Peru, às 14h (horário de Brasília)
03.12 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x República Dominicana, às 16h30 (horário de Brasília)
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro