Os olhos do planeta estão voltados para os Jogos de Paris 2024. Mas a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) já pensa nos próximos ciclos olímpicos. Enquanto a seleção masculina adulta disputa a reta final da Liga das Nações, a seleção de novos encara uma série de jogos no Brasil e no exterior. Serão seis amistosos em Santa Catarina, a partir de quarta-feira, dia 19, e depois partidas na França e na Coreia do Sul.
“A renovação da seleção brasileira é um processo constante, e o planejamento da CBV não é apenas para Paris 2024. Essa temporada da seleção de novos é fundamental para o desenvolvimento de jogadores mais jovens, já pensando nos próximos ciclos olímpicos. Será uma importante vivência de confrontos internacionais para os atletas e oportunidade de avaliação para a comissão técnica”, destaca Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.
Em Santa Catarina, serão três amistosos contra o Chile e três contra a Argentina. A equipe convocada tem os levantadores Juan e Mateus Bender; os opostos Chizoba, Felipe Roque e Guilherme Sabino; os ponteiros Daniel Muniz, Maicon, Matheus Celestino, Paulo e Robert; os centrais Juninho, Lucas Barreto, Thiery e Witallo; e os líberos Alê Elias e Maique. O time será comandado por pelo auxiliar-técnico Gersinho, já que o técnico Giuliano Ribas, o Juba, está com a seleção principal na Liga das Nações.
No dia 30, a delegação embarca para a França, para um período de treinos e três amistosos contra a seleção francesa sub-22 no CT da CBV na região de La Moselle. Na sequência, viaja para a Coreia do Sul, para a disputa da Coreia Cup. De 13 a 17 de julho, a seleção de novos enfrenta os donos da casa, além de Japão, Chile e Austrália.
Calendário de Jogos
19/6 – Brasil x Argentina – 19h30 – Jaraguá do Sul
20/6 – Brasil x Chile – 19h30 – Jaraguá do Sul
22/6 – Brasil x Argentina – 18h30 – Tubarão
23/6 – Brasil x Chile – 10h – Tubarão
25/6 – Brasil x Argentina – 19h30 – São José
26/6 – Brasil x Chile – 19h30 – São José