Sede da segunda etapa do Circuito Brasileiro, Maringá desenvolve promessas do vôlei de praia de todo Brasil

De todos os cantos

25 de março de 2022

Pedro, Vilsomar, Robson Xavier, Caio Lopes, Gui Pacheco e Gustavo na etapa de Saquarema

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

Maringá recebe esta semana alguma das principais duplas nacionais para a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que será disputada até domingo na Vila Olímpica. Para a cidade paranaense, o convívio com atletas da modalidade não é novidade. Criada em 2001, a Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP) reúne promessas de diversas partes do Brasil durante toda a temporada.

Campeão da segunda etapa do Circuito Sul-Americano em janeiro ao lado do parceiro Adrielson, Arthur Mariano veio de Mato Grosso do Sul, assim com Gustavo, vencedor do Aberto na primeira etapa do Circuito Brasileiro, em Saquarema (RJ). Manaus, como o apelido sugere, veio do Amazonas. Pedro e Vilsomar, que no ano passado disputaram o Mundial sub-19, deixaram Sergipe e Tocantins, respectivamente, para morar em Maringá. Há ainda jogadores de Pernambuco, Maranhão, Bahia, São Paulo. Além, é claro, de muitos paranaenses.

“Temos atletas paranaenses de grande destaque, que começaram aqui e hoje são referência, como Arthur Lanci, Rafa Queiroz, Adrielson. Esse processo de formação acontece o tempo inteiro, e também procuramos atletas de outros estados. A gente consegue oferecer uma estrutura boa, não só de treinamento, mas também escola. Temos uma rede de apoio que faz com que o atleta consiga se desenvolver de forma completa. Tem atleta de todas as regiões com a gente, de todos os cantos do Brasil. Procuramos abrir as portas para essas promessas e trabalhar para que eles se desenvolvam e tenham uma oportunidade no voleibol de praia”, explica Robson Xavier, fundador da associação.

Competindo em casa esta semana, a AMVP teve 24 atletas inscritos no Aberto, com Arthur Lanci, Eduardo Davi, Felipe Cavazin, Rafa Queiroz, Gabriel Zuliani e Mayara Lamin disputando a fase de grupos.

“Competir em casa sempre tem um sabor especial. É onde a gente treina, onde a gente vive, onde tem os amigos. É também uma oportunidade para mostrar tudo o que produzimos. Jogamos pelo Brasil todo, e quando temos a oportunidade de competir aqui, é um motivo de orgulho. Os atletas e eu estamos muito felizes, é motivo de muita festa para Maringá”, destacou Robson.

Neste sábado, a competição começa às 9h, com as quartas de final, e vai até 18h30, com a disputa das semifinais. A decisão e a disputa pelo bronze serão no domingo.

Confira os resultados e a tabela de jogos

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro