São José (SC) recebe etapa do Open pela terceira vez; veja todos os campeões

entrada franca

6 de dezembro de 2016

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 06.12.2016

São José (SC) será palco de uma etapa do Circuito Brasileiro Open, principal competição do vôlei de praia nacional, pela terceira vez em sua história. A cidade catarinense recebeu o torneio em 2013 e 2014, e volta a ser palco da competição após um ano fora do calendário. A disputa acontece na arena montada na Av. Beira-Mar, próxima à Fundação Municipal de Esporte e Lazer. A entrada ao público é gratuita.

Além de São José (SC), outras três cidades catarinenses já receberam uma etapa do Open. Florianópolis foi a sede em 11 oportunidades, enquanto Balneário Camboriú teve quatro etapas realizadas, e Joinville, uma. O Estado de Santa Catarina recebeu a competição em 18 das 24 temporadas da disputa entre as melhores duplas do país.

A primeira etapa, em 2013, ficou marcada pela despedida da vitoriosa dupla formada por Alison e Emanuel. A parceria, que ficou com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, se separou justamente vencendo a final em São José sobre Pedro Solberg/Jorge (RJ/PB). No feminino, vitória da ex-dupla formada por Juliana e Maria Elisa (CE/PE), que derrotaram Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ).

Já em 2014, a então parceria formada por Oscar/Thiago (RJ/SC) superou uma dupla formada provisoriamente por Luciano e Bruno Schmidt. Alison ‘Mamute’ estava se recuperando de uma operação no joelho. No naipe feminino, Larissa e Talita (PA/AL) derrotaram Maria Clara/Carol Solberg (RJ), em uma das sete etapas que venceram naquela temporada.

O Circuito Brasileiro Open é composto por 16 equipes no torneio masculino e outras 16 no torneio feminino. Os times são divididos em quatro grupos de quatro duplas na disputa da primeira fase, na sexta-feira. No dia seguinte ocorrem jogos válidos pela repescagem, quartas de final e semifinais. As disputas da medalha de bronze e das finais dos dois naipes ocorrem no domingo, com partidas apenas na parte da manhã.

Os primeiros colocados de cada grupo avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem).

A temporada do Circuito Brasileiro Open começou em setembro e São José (SC) será a quinta parada dos nove eventos programados, que continuam no primeiro semestre de 2017. No torneio feminino, Larissa e Talita (PA/AL), que venceram em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Uberlândia (MG), mas não estarão em São José (SC), lideram com 1.480 pontos.

No masculino, Álvaro Filho e Saymon (PB/MS), que venceram em Brasília e Curitiba, além de terem conquistado dois vices, lideram o ranking geral da temporada com 1.520 pontos.

Duplas Inscritas:
Estão inscritos no torneio masculino os seguintes times: Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Ricardo/André Stein (BA/ES), Evandro/Pedro Solberg (RJ), Oscar/Hevaldo (RJ/CE), Jô/Vitor Felipe (PB), Thiago/George (SC/PB), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Luciano/Bruno de Paula (ES/AM), Léo Vieira/Averaldo (TO), Pedro Resende/Felipe Cavazin (PB/PR), Guto/Benjamin (RJ/MS), Vinícius/Marcus Borlini (ES), Fernandão/Harley (ES/DF), Fábio/Allison Francioni (CE/SC), e Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR).

Já no torneio feminino estão inscritas as duplas Elize Maia/Taiana (ES/CE), Juliana/Rebecca (CE), Ágatha/Carol Solberg (PR/RJ), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Val/Renata (RJ), Ana Patrícia/Ângela (MG/RJ), Thati/Josi (PB/SC), Neide/Andrezza (AL/AM), Victoria/Tainá (MS/SE), Carol Horta/Carolina Won-Held (CE/RJ), Semírames/Luiza Amélia (CE), Amanda/Fernanda Nunes (RJ), Aline/Fabrine (SC/BA), Eunyce/Solange (AL/DF), Vivian/Andressa (PA/PB) e Rachel/Maria Clara (RJ).

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de São José (SC) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, na sala de imprensa, a partir de sexta-feira, das 9h às 19h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. Os jornalistas Renan Rodrigues (21 99290-4767) e Rogério Lauback (21 99429-7157) realizarão o credenciamento e auxiliarão a imprensa.

VEJA A TABELA MASCULINA

VEJA A TABELA FEMININA

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro