De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 11.04.2015
As seleções do Distrito Federal e Santa Catarina venceram os confrontos deste sábado (11.04) onde as equipes que perderam nas quartas de final jogaram em busca de uma melhor colocação no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) juvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão, realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
No primeiro confronto a seleção do Distrito Federal venceu Alagoas por 3 sets a 0 (25/18, 25/23 e 25/22) e ficou em sétimo lugar, a melhor participação da história da equipe no CBS. Já na disputa pela quinta colocação as catarinenses venceram a mineiras por 3 sets a 0 (28/26, 25/11 e 25/18).
A levantadora da seleção do Distrito Federal, Letícia Linhares, 17, muito elogiada na competição, encerrou sua sétima participação em brasileiros satisfeita com a posição da equipe. “Essa geração treina junto há quatro anos e chegou aqui visando ficar entre as oito. O trabalho em grupo foi fundamental, pois tanto quem estava na quadra quanto as atletas do banco, participaram de cada jogada e isso fez a diferença”, disse a levantadora cobiçada por alguns olheiros de plantão.
Com a quinta colocação a seleção de Santa Catarina ficou uma posição abaixo da edição do ano passado. “Nossa participação foi boa mas poderia ser melhor. No mata-mata contra o Rio Grande do Sul a gente devia ter entrado mais concentrada, como aconteceu hoje contra Minas. Estou triste porque é meu último ano no juvenil, mas o esporte é assim mesmo, um dia você perde e no outro ganha”, comentou a ponteira-oposta catarinense Viviane Braun, 17.
No próximo ano, o CBS volta a ser disputado em três níveis (Especial, 1ª e 2ª divisões), cada um com oito seleções estaduais. A briga pela quinta colocação colocou a seleção de Santa Catarina no grupo, teoricamente, mais fácil da divisão Especial em 2016. O Grupo A terá o campeão, além do 4º, 5º e 8º colocado. No Grupo B, 2º, 3º, 6º e 7º.
O Campeonato Brasileiro de Seleções tem todos os jogos transmitidos pela CBVTV. Para acompanhar as partidas acesse a página do CBS: cbs.cbv.com.br