Está aberta a disputa por uma vaga na grande final da Superliga masculina de vôlei 14/15. Desde o final de outubro, quando começou a competição, 12 equipes tentavam, mas, agora, na semifinal, a briga é direta. E, na noite desta sexta-feira (20.03), o Sada Cruzeiro (MG) saiu na frente ao vencer o Minas Tênis Clube (MG) no primeiro jogo na série melhor de três. A equipe cruzeirense bateu o adversário por 3 sets a 1 (25/23, 26/24, 23/25 e 25/21), em 2h13, no ginásio do Riacho, em Contagem (MG).
O segundo jogo acontecerá no dia 30 de março, às 18h30, novamente com transmissão do SporTV. Porém, desta vez, o confronto será na Arena Minas, casa do Minas Tênis Clube. Em caso de empate na série, o terceiro e decisivo jogo será realizado no dia 4 de abril, às 21h30, novamente em Contagem, já que o time cruzeirense tem a vantagem de fazer duas partidas em casa por ter tido melhor posição na fase classificatória.
Nesta sexta-feira, o time vencedor contou com boa atuação do ponteiro Filipe, eleito o melhor em quadra e, por isso, premiado com o Troféu VivaVôlei. Após o confronto, o treinador do Sada Cruzeiro, Marcelo Mendez, elogiou seu atleta.
“O Filipe jogou bem em toda a partida. Pressionou muito bem o adversário no saque, respondeu muito bem no ataque também e ele está de parabéns pela boa partida”, destacou Marcelo Mendez.
O premiado da noite comemorou o resultado, mas fez questão de destacar que não tem nada vencido.
“Nós sempre escolhemos fazer o primeiro jogo em casa, onde contamos com a nossa torcida, a nossa força e hoje o grande diferencial foi a entrega do time. Todo o grupo se juntou e jogou como um time mesmo. Já demos um passo para a final, mas isso não significa nada. O Minas cresceu bastante nessa reta final, vem jogando muito coeso, defendendo bem, passando bem também e eles estão de parabéns. Vamos com tudo para cima deles no segundo jogo”, afirmou Filipe.
O levantador Everaldo, um dos mais experientes do grupo do Minas, concorda com o adversário e sabe que, em casa, seu time pode igualar a série.
“Não chegamos à toa na semifinal. Agora, temos que ter paciência, já que eles são um time muito difícil de enfrentar. Temos que errar muito pouco e forçar o jogo, já que, com o passe na mão, o William brinca em quadra. Hoje, podíamos ter tido um pouco mais de calma nos momentos cruciais dos dois primeiros sets. Talvez fosse importante acreditar um pouco mais, mas faz parte. Temos um grupo jovem e vamos ver o que erramos hoje para melhorar na próxima partida”, disse Everaldo.
A outra série pela semifinal terá início neste sábado (21.03), entre Taubaté/Funvic (SP) e Sesi-SP. O duelo paulista terá início às 21h30, no ginásio do Abaeté, em Taubaté (SP), com transmissão ao vivo do SporTV.
O JOGO
O Sada Cruzeiro saiu na frente e, no ace de Leal, fez 3/1. No bloqueio de Flávio, o Minas chegou ao empate em 4/4. O set seguiu igual. No primeiro tempo técnico, vantagem de um ponto para o time da casa: 8/7. A diferença passou a ser de dois pontos a favor da equipe cruzeirense em 12/10. O Minas reagiu e, com dois bloqueios seguidos, e um ponto de saque, fez 14/12. Neste momento, o Sada pediu tempo. No bloqueio de William, o time da casa empatou em 14/14. O jogo manteve o equilíbrio (17/17) e, no bom saque de Leal, o Sada Cruzeiro chegou a 19/17. Foi hora do Minas parar o jogo. No ponto de bloqueio, o Minas empatou mais uma vez (21/21) e, no erro do adversário, fez 22/21. A reta final do set ficou ainda mais emocionante com o empate em 23/23. Com ponto de Éder e erro do adversário, o Sada Cruzeiro fechou em 25/23.
O Minas Tênis Clube começou o segundo set melhor e fez 5/3. Depois de uma bola bastante disputada, o central Otávio bloqueou e o time minastenista fez 7/4. No ace de Leal, o Sada Cruzeiro chegou ao ponto de empate: 10/10. O set passou a ter grande equilíbrio, assim como o primeiro e as equipes estiveram empatadas em 12/12 e 14/14. Depois do bom saque de William, o time cruzeirense colocou dois de vantagem em 17/15. Ainda em boa passagem do levantador pelo saque, a diferença aumentou ainda mais a favor da equipe da casa no bloqueio individual de Wallace: 20/15. O Minas buscou e chegou perto do placar em 22/20. A disputa seguiu equilibrada (24/24), mas o Sada Cruzeiro venceu por 26/24.
O Minas entrou determinado no terceiro set e saiu na frente, fazendo 4/3. O time visitante seguiu bem e fez 7/5. O Sada Cruzeiro reagiu e, no erro do adversário, chegou ao ponto de empate em 7/7. A partir deste momento, os donos da casa impuseram um ritmo forte e abriram dois de vantagem (10/8). Quando a diferença passou a ser de três pontos, em 13/10, o técnico do Minas, Nary Tambeiro, pediu tempo. O Sada Cruzeiro manteve o mesmo ritmo em 16/13. O time minastenista, então, reagiu e deixou tudo igual novamente: 16/16. Ainda em boa passagem de Everaldo pelo saque, o grupo visitante fez 17/16. Com Escobar, o Minas ainda chegou a 20/17 e o Cruzeiro pediu tempo. A equipe do Minas ainda fez 23/20, mas o Sada encostou em 24/23. No final, no erro de saque do adversário, o Minas fechou em 25/23.
O Minas Tênis Clube começou bem na quarta parcial, quando fez 3/2. Com dois pontos consecutivos de saque de Isac, o Sada Cruzeiro, no entanto, assumiu o comando do placar e ainda fez 5/3. Na sequência, o Minas voltou a pontuar e, com ace de Otávio, colocou um de vantagem em 8/7. O jogo voltou a ficar igual em 13/13. Depois de bom saque de Filipe, o Sada Cruzeiro voltou a estar em vantagem (16/14). Mais para o final do set, o time da casa contou com o aproveitamento e a garra do ponteiro Filipe que, embalado pela torcida, fez o 20º ponto, enquanto o Minas tinha 17. No ponto de saque de Wallace, o Sada chegou a 23/19. Depois, embalado, o time cruzeirense fechou em 25/21.
EQUIPES
SADA CRUZEIRO – William, Wallace, Éder, Isac, Filipe e Leal. Líbero – Serginho
Entraram – Fernando, PV, Douglas
Técnico: Marcelo Mendez
MINAS TÊNIS CLUBE – Everaldo, Escobar, Otávio, Flávio, Samuel e Bruno Canuto. Líbero – Lucianinho
Entraram – Felipe, Franco, João, Willian
Técnico: Nery Tambeiro
SUPERLIGA MASCULINA 14/15
PRIMEIRA RODADA DA SEMIFINAL
20.03 (SEXTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro (MG) 3 x 1 Minas Tênis Clube (MG) (25/23, 26/24, 23/25 e 25/21)
LOCAL/HORÁRIO: Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), às 19h
TEMPO DE JOGO: 2h13
TROFÉU VIVAVÔLEI: Filipe (Sada Cruzeiro)
MAIOR PONTUADOR: Wallace e Leal (Sada Cruzeiro), com 18 pontos cada um
21.02 (SÁBADO) – Taubaté/Funvic (SP) x Sesi-SP
LOCAL/HORÁRIO: Ginásio do Abaeté, em Taubaté, às 21h30
TRANSMISSÃO: SporTV
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro