Roberto Rivelino das quadras disputa a edição 2023 do Vôlei Master

Nome de craque

16 de novembro de 2023

 

Estádio Azteca, México. Dia 21 de junho de 1970. Por volta de 15h50 no horário de Brasília, Carlos Alberto Torres marcava um dos gols mais icônicos da história das Copas do Mundo, dando números finais à goleada do Brasil por 4×1 sobre a Itália, que garantiu o tricampeonato mundial de futebol para a Seleção Brasileira.

Brasília, Distrito Federal, Brasil. 11 de outubro de 1970. Apaixonado por futebol, o brasiliense Osvaldo comemorava o momento mais feliz de sua vida: a chegada do filho. Ainda eufórico pelo título mundial, ele não pensou duas vezes: o bebê seria batizado de Roberto Rivelino, um dos craques daquele time.

Mais de cinco décadas depois, o Roberto Rivelino continua ligado ao esporte, mas em vez dos pés, usa as mãos. Ele defende o Brasília Vôlei 45+ na 18ª edição do Vôlei Master, que termina sábado, no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema.

‘Meu pai sempre foi um apaixonado por futebol. Quando a seleção ganhou o tricampeonato mundial, poucos meses antes de eu nascer, ele botou na cabeça que aqueles heróis nacionais mereciam uma homenagem. E ela veio no meu nome. O Rivelino era o jogador daquele time que o meu pai mais admirava’, revela o Roberto Rivelino das quadras.

Mas com um pai tão apaixonado pelo futebol, como o vôlei entrou na vida de Roberto? Assim como Osvaldo, ele cresceu vibrando com gols e dribles. Mas na adolescência, influenciado por um amigo, começou a praticar vôlei. E foi paixão à primeira vista. 

‘Esse amigo era levantador, então quis jogar na mesma posição. Virei fã do Mauricio, campeão olímpico com a seleção masculina nos Jogos de Barcelona, em 92. O vôlei é uma parte importante da minha vida. E já me deu muitas alegrias. Passo o ano inteiro me preparando para chegar bem e saudável no Vôlei Master’, diz Rivelino.

A preparação tem dado certo. Roberto foi campeão do Vôlei Master em 2022, pelo Brasília Vôlei na categoria 45+, a mesma em que vai atuar este ano. Além disso, em 2023, o time foi campeão de outros três torneios master.

 

Vôlei Master 2023

O Vôlei Master 2023 acontece no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema, de 11 a 18 de novembro. Durante os oito dias de competições, mais de 2300 atletas estarão envolvidos no evento. Serão 170 equipes em ação nas oito quadras indoor (1700 atletas), representando 15 estados brasileiros – duas equipes virão do Paraguai. Nas seis quadras de areia, 214 duplas e 115 quartetos reúnem 630 atletas.  

“O Vôlei Master é um evento que mobiliza centenas de jogadores com mais de 35 anos. Mostra que o amor pelo voleibol se espalha por todo o Brasil. Este ano, teremos uma edição muito especial, com a integração da competição com a nova Superliga Master. As equipes que se classificarem terão a oportunidade de disputar mais um torneio em 2024, com toda a estrutura. O objetivo da CBV é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável, além de ultrapassar as fronteiras esportivas do voleibol, com ações como a doação de alimentos não perecíveis. Essa é uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura de Saquarema, nossa parceira de longa data”, diz Radamés Lattari, presidente da CBV.

 

Classificatório para a Superliga Master

Para estimular ainda mais a prática do vôlei pelos veteranos, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou em setembro a criação da Superliga Master, que será disputada a partir de 2024. E o Vôlei Master terá um papel importante nessa novidade do calendário nacional, classificando os oito primeiros colocados das categorias +40, +45 e +50 para a nova competição. Para organizar a Superliga Master, a CBV criou um núcleo específico, com Rodrigo Delmasso como diretor, que terá uma comissão de apoio formada pelos presidentes das Federações do Tocantins (Ricardo Abalém), do Piauí (Tatiana Rodrigues) e do Maranhão (Ricardo Lins). 

 

Ação social com doação de alimentos não perecíveis

O esporte vai muito além de competições e medalhas. A CBV acredita no poder transformador do voleibol e vem realizando ações sociais e ambientais em seus eventos. No Vôlei Master 2023, os atletas participantes foram convidados a doar 1kg de alimento não perecível durante o período da competição. Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, as doações serão encaminhadas para instituições de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Categorias do Vôlei Master 2023

Quadra: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M), 63+ (F/M), 67+ (F) e 70+ (F).
Praia: 35+ (F/M), 40+ (F/M), 45+ (F/M), 50+ (F/M), 55+ (F/M), 59+ (F/M) e 63+ (F/M).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.