pATROCINADOR OFICIAL

Rio de Janeiro e Santa Catarina vencem e definem o primeiro confronto da semifinal

eficiência comprovada

26 de março de 2015

De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 26.03.2015

 

Os primeiros confrontos das quartas de final desta quinta-feira (26.03), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), colocaram as seleções do Rio de Janeiro e Santa Catarina na primeira semifinal definida do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infantojuvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão.

 

No primeiro jogo desta tarde a seleção anfitriã fez uma bela partida com a equipe de Mato Grosso. Muito disputado até a metade de cada set, as cariocas ficaram atrás do placar diversas vezes, mas acabou fechando o jogo em 3 sets a 0 (25/18, 25/21 e 25/14). De acordo com a ponteira Maria Clara “Kaká”, 14, independente de a equipe mato-grossense ter classificado em terceiro lugar no grupo, hoje foi comprovado em quadra seu mérito. “Nosso técnico sempre pede para a gente dar o máximo de intensidade, porém, começamos menos ofensivas, então ele mudou as opostas e essa foi a tática que deu certo”, explicou a atleta que tem sangue olímpico nas veias.

 

Kaká é sobrinha da ex-atleta e levantadora da seleção brasileira, Ana Richa, que defendeu diversos clubes brasileiros e integrou a geração das musas do vôlei na década de 80 disputando com apenas 17 anos os Jogos Olímpicos de Verão de 1984 (Los Angeles, Califórnia) conquistando o 7º lugar e os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 (Seul, Coréia do Sul) ficando em 6º Lugar. Após abandonar as quadras, Ana dedicou-se ao vôlei de praia formando dupla com Larissa França, quando disputou os Jogos Pan-americanos de 2003 em Santo Domingo, República Dominicana.

Quem garantiu a segunda vaga na semifinal foi a seleção catarinense ao vencer Minas Gerais por 3 sets a 1 (25/19, 20/25, 25/13 e 25/23). Um dos destaques da partida foi a central catarinense Júlia Koehler da Silva, 15, já veterana na competição. Em sua segunda participação a atleta considerou o confronto muito difícil, tenso e emocionante. “Estávamos ansiosas para essa disputa, mas preparadas para um tie-break. O jeito foi controlar um pouco a tensão para errar menos nesse quarto set e conquistar essa vitória que foi muito dura.”

As seleções do Rio de Janeiro e Santa Catarina fazem a primeira semifinal do CBS nesta sexta-feira (27.03), às 14h30, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV).