Representante do Acre no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Quemile busca pódio em casa na Copa Regional Norte 1

Em Rio Branco

28 de setembro de 2023

Quemile disputou as oito etapas do Aberto do Circuito Brasileiro em 2023

(Arquivo Pessoal)

Acostumada a rodar o país inteiro para disputar as etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Quemile quer aproveitar a oportunidade de jogar em casa, com a torcida da família. Ela está na disputa da Copa Regional Norte 1, que começa nesta sexta-feira (29.9), na Praça do Juventus,  em Rio Branco (AC). O evento faz parte do calendário do Sistema Nacional de competições, iniciativa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), para fortalecer e expandir ainda mais o alcance da modalidade. O torneio na capital acreana é o quarto do tipo realizado em 2023.

“Eu normalmente saio do meu estado para competir, rodo o país todo. Ter esta oportunidade de disputar uma competição tão importante em casa é muito gratificante. Poderei contar com a torcida local, da minha família e amigos”, contou Quemile que no Circuito Brasileiro joga ao lado de Maria Beatriz, do Ceará, mas jogará em Rio Branco com a conterrânea Jailane.

Quemile é natural de Rio Branco, mas reside em Fortaleza há sete meses, onde treina com o técnico Reis Castro, medalhista olímpico em Londres 2012. A mudança faz parte dos objetivos da acreana, que quer ir ainda mais longe no Circuito Brasileiro.

“Comecei no voleibol há 10 anos e me apaixonei pelo vôlei de praia. Quero focar na carreira e evoluir. Em paralelo mantenho meus estudos na área jurídica, outra paixão que tenho. Hoje moro em Fortaleza, e treino com o Reis (Castro). Todo dia aprendo algo novo com ele. Meu pai é cearense, então também me sinto em casa por lá. Me orgulho de representar o Acre onde quer que eu vá, e agora, poder jogar na minha cidade, será uma experiência incrível, não vejo a hora de entrar em quadra e sentir a energia da torcida”, completou a atleta de 28 anos e 1,88m.

A Copa Regional Norte 1, em Rio Branco, reunirá duplas 29 duplas (15 no masculino e 14 no feminino) do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. A Federação de cada Estado indica duas parcerias para o torneio principal, que reúne 12 equipes em cada gênero, e duas para o qualifying. Dos atletas indicados, é obrigatório que no mínimo a metade seja da categoria sub-23. 

CALENDÁRIO DAS COPAS REGIONAIS

Nordeste 1 – Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – 28 a 30 de julho, em Natal (RN) – Duplas campeãs: Ana Luiza/Carol Horta e Bernardo/Jefferson

Nordeste 2 – Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe – 11 a 13 de agosto, em Recife (PE) – Duplas campeãs: Sandressa/Juliana Simões e Wesley/Denilson

Norte 1 – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – 29 de setembro a 1º de outubro, em Rio Branco (AC)

Norte 2 – Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins – 7 a 9 de setembro, em Palmas (TO) – Duplas campeãs: Polyana/Bia e Léo Vieira/Averaldo

Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – a definir

Sudeste – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – 1 a 3 de dezembro, em Serra (ES)

Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a definir

Regional Norte 1

Praça do Juventus – Avenida Getúlio Vargas, 2200 – Bosque – Rio Branco (AC)

29.9 (sexta-feira) – Qualifying e primeira rodada da fase de grupos
30.9 (sábado) – Segunda rodada da fase de grupos, oitavas e quartas de final
1.10 (domingo) – Semifinais, disputas pelo bronze e finais

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.