Em Bauru (SP) – 13.11.2015
A vitória de Duda, de apenas 17 anos, na etapa de Goiânia (GO) do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia Open 15/16 foi uma das amostras da renovação que o esporte vive no país. Outro indício foi dado neste final de semana, em Bauru (SP), com a estreia de dois jovens atletas na principal divisão. Matheus Maia, de 19 anos, e Vinícius Cardoso, 22, ambos com passagens pelas seleções de base, fazem seus primeiros jogos na elite e já miram voos mais altos.
Na etapa passada, outros dois jovens também haviam feito suas estreias no Open: a mineira Ana Patrícia, campeã olímpica da juventude, de apenas 18 anos, e o capixaba Vinícius, 20. O crescimento da nova geração é comprovado pelo número de atletas com até 23 anos (último ano da categoria de base nacional) atuando no torneio realizado em Bauru (SP).
São 11 jovens jogadores disputando o título entre os homens – Vinícius Freitas, Vinícius Cardoso, Guto, Saymon, George, André Stein, Eduardo Davi, Arthur Lanci, Allison Francioni, Matheus Maia e Marcus Carvalhães. No feminino, outras cinco atletas são nascidas até 1992: Andressa, Rebecca, Duda, Carolina Horta e Carol Won Held.
‘Estamos bem felizes. Nosso objetivo para este ano era justamente alcançar uma etapa do Open e conseguimos cumprir. Queremos trabalhar para nos mantermos por aqui, vamos dar o nosso melhor. Estamos estreando, então não temos muita responsabilidade. Jogamos contra uma dupla classificada para os Jogos Olímpicos, a pressão era deles. Nós só queríamos jogar bem, fazer um bom trabalho independente do resultado’, analisou Vinícius, que na estreia foi superado por 2 sets a 0 (21/12, 21/12) para Evandro/Pedro Solberg (RJ).
Sem cobrança, a estratégia do time carioca é aproveitar ao máximo as partidas, adquirir experiência e evoluir atuando contra os melhores atletas do mundo. Para Maia, os tropeços são parte integral de uma evolução rumo aos primeiros lugares.
‘Desde a quinta-feira vim à arena e já tirei fotos. Estou tentando curtir bastante, aproveitar o máximo possível. Não posso mentir, confesso que no primeiro jogo estava muito nervoso. Ainda mais por jogar contra a dupla número dois do Brasil. O Evandro tem um saque muito bom, mas estamos tentando curtir e o que vier é lucro para a gente’, analisou Matheus Maia.
Para chegar ao Open, que conta com as 16 melhores duplas do país em cada naipe, Matheus Maia e Vinícius tiveram que somar pontos no torneio de acesso, o Circuito Banco do Brasil Nacional, inclusive contra duplas experientes e de alto nível.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro Vôlei de Praia Open passa ainda neste ano por Curitiba (SP), de 3 a 6 de dezembro. Os eventos da temporada 2016 ainda será anunciado pela CBV. Além disso, também no próximo ano ocorre o SuperPraia, torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada e encerra o calendário nacional.