Renan Rodrigues e Rogério Lauback, em Jaboatão (PE) – 06.03.2015
O primeiro dia de competições da etapa de Jaboatão dos Guararapes (PE), pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2014/2015, classificou quatro duplas às quartas de final do torneio feminino, nesta sexta-feira (06.03). Elize Maia/Josi (ES/SC), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Larissa/Talita (PA/AL) e Lili/Rebecca (ES/CE) avançaram ao vencerem dois jogos cada na arena montada na Praia de Candeias, na Avenida Beira Mar.
Os jogos continuam neste sábado (07.03) com a disputa da repescagem, quartas de final e semifinais. As partidas contam com entrada franca ao público, na avenida Beira Mar, além de transmissão ao vivo no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) pelo link http://cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo. A partir das semifinais, os duelos também serão exibidos ao vivo em um dos canais SporTV.
Podendo conquistar o título da temporada 2014/2015 nesta etapa, Larissa/Talita (PA/AL) avançou com dois triunfos. No duelo decisivo, vitória sobre Val/Ângela (RJ/DF) por 2 sets a 0 (21/18, 21/11). A capixaba e a sul-mato-grossense precisam terminar duas posições acima das irmãs Maria Clara e Carolina (RJ) e no máximo uma posição atrás das atuais bicampeãs brasileiras Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ).
Outro time que avançou direto às quartas de final foi a dupla formada por Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE). A carioca e a cearense venceram, no duelo que valia a vaga à próxima fase, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ): 2 sets a 0 (21/18, 21/19). Após a vitória, Fernanda Berti comentou a boa energia da torcida e relembrou o período em que morou na cidade, quando defendia o Sport e ainda era atleta do vôlei de quadra.
“Na época que jogava na quadra tive uma temporada em Recife. Na quadra não tinha o vento que tem aqui na praia (risos), era tudo fechadinho, bem bonitinho. Mas aqui tem uma energia muito boa, tive um ano bom quando joguei aqui. Gosto muito da cidade e da torcida. E valendo a vaga, sabíamos da qualidade da Ágatha e da Bárbara, jogam muito bem, tem a virada de bola certinha. Mas conseguimos sacar bem, o que facilitou nosso trabalho de defesa. Viramos as bolas em sequência o que impediu que elas tivessem vantagem. Agora, classificadas direto às quartas, podemos focar mais, e teremos menos desgaste amanhã”, disse Fê Berti.
“Nosso objetivo é sempre fazer grandes jogos no primeiro dia e conseguir a classificação direta às quartas, pois assim podemos acumular energia e faz um jogo a menos no sábado. Foi muito importante a nossa adaptação ao vento no primeiro jogo, jogamos contra um time que ainda não tínhamos enfrentado e no segundo jogo um time que já jogamos diversas vezes, mas que estávamos batendo na trave, mas hoje conseguimos a vitória com bons saques, com consistência de jogo, boas viradas de bola e mantivemos uma regularidade”, completou Taiana.
Quem também passou de fase foi Elize Maia e Josi (ES/SC), que ficaram com a prata na etapa de João Pessoa (PB). A capixaba e a catarinense derrotaram Duda e Carolina Horta (SE/CE) por 2 sets a 0 (21/14, 21/11) em uma ‘revanche’. Na etapa equatoriana do Circuito Sul-Americano, Duda e Carol venceram a final e ficaram com o ouro. Após o triunfo, Josi elogiou as adversárias e comemorou a vaga antecipada.
“Nós conseguimos colocar em prática tudo aquilo que conversamos. A Carol e a Duda, assim como nós, vêm em ascensão, jogando super bem, conseguiram um título na semana passada no Circuito Sul-Americano. Jogamos respeitando as adversárias e sabendo usar a tática, e com isso conseguimos a vitória”, disse Josi.
A outra vaga às quartas de final ficou com Lili e Rebecca (ES/CE), que venceram Maria Clara e Carolina (RJ) no duelo decisivo, pela segunda partida do dia. O triunfo por 2 sets a 0 (21/16, 24/26, 11/15) garantiu a equipe pela primeira vez direto às quartas de final do torneio nesta temporada.
As partidas da repescagem terão confrontos entre Maria Clara Carol (RJ) contra Fabíola/Thais (DF/RJ); Duda/Carolina Horta (SE/CE) enfrenta Rachel/Michelle (RJ); Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) duela com Andréa Teixeira/Leize (SC); e Val/Ângela (RJ/DF) joga por uma vaga nas quartas de final contra Juliana/Maria Elisa (CE/PE).
Com duas derrotas seguidas no primeiro dia, já estão eliminadas do torneio as duplas Izabel/Camila (PA/RJ), Tainá/Andressa (SE/PB), Luiza Amélia/Thati (CE/PB) e Luciana/Érica Freitas (CE/MG).
Cada dupla campeã de uma etapa do Open leva para casa um prêmio de R$ 45 mil, além de somar 400 pontos no ranking geral que define o vencedor da temporada. São disputadas nove etapas do Circuito Banco do Brasil Open. Depois de Jaboatão dos Guararapes (PR), o CBVP passará em 2015 por Salvador (BA), de 27 a 29 de março.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO DIA:
http://2015.cbv.com.br/index.php/midia/galeria-de-imagens/item/19824-open-jaboatao-dos-guararapes-06-03-2015
VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA:
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabela2R.asp?site=11&sexo=f