Renan Rodrigues, em Contagem (MG) – 17.09.2015
O primeiro dia de competição do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia Open definiu as quartas de final do torneio feminino, nesta quinta-feira (17.09), em Contagem (MG). Foram 20 partidas válidas pela fase de grupos e repescagem. Os jogos prosseguem nesta sexta-feira (18.09), com entrada franca à torcida no Parque Linear Ressaca, na altura do Shopping Contagem. Os duelos também contam com transmissão no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
As quartas de final começam a partir das 15h30 e terão os seguintes confrontos: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) encara Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Juliana/Maria Elisa (CE/PE) enfrenta Val/Josi (RJ/SC), Duda/Elize Maia (SE/ES) duela contra Maria Clara/Carol (RJ), e Larissa/Talita (PA/AL) joga contra Ângela/Rachel (DF/RJ). Ainda nesta sexta ocorrem as partidas das semifinais. A disputa de bronze e a grande final serão no sábado (19.09).
Ágatha/Bárbara Seixas, Duda/Elize Maia, Juliana/Maria Elisa e Larissa/Talita seguem invictas e avançaram direto às quartas com duas vitórias na fase de grupos. Já Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Val/Josi (RJ/SC), Maria Clara/Carol (RJ) e Ângela/Rachel (DF/RJ) avançaram após triunfo na repescagem do torneio.
Praticamente uma veterana aos 17 anos, Duda comemorou a classificação direta após vitória importante na fase de grupos sobre as irmãs Maria Clara/Carol, decidida apenas no tie-break.
‘Foi muito importante termos essa segunda vitória no grupo. Na etapa passada do Circuito Brasileiro nós perdemos e tivemos que disputar a repescagem. Hoje tivemos paciência, uma ajudou a outra, deu forças e mesmo com derrota no segundo set não deixamos isso influenciar. Isso foi muito importante. E nesse calor, economizarmos uma partida é muito bom’, analisou a sergipana Duda.
Val e Josi (RJ/SC), que se juntaram há três meses, comemoraram a vitória na repescagem e a chance de prosseguirem no torneio. Josi analisou o triunfo em sets diretos.
‘Tivemos que nos adaptar, normalmente jogamos duas vezes e disputamos a repescagem no dia seguinte. Com o novo formato, tivemos que manter o foco e a concentração para jogarmos na noite de hoje. A Rafaela e a Fabíola vinham fazendo um torneio muito bom, são duas garotas de muita vontade e tivemos que dar nosso máximo. Felizmente conseguimos vencer e agora vamos descansar e buscar melhorar nesse reencontro com Juliana e Maria’, disse Josi.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá nove etapas (cinco em 2015 e quatro em 2016) e uma edição do SuperPraia, com campeões independentes. Depois de Brasília e, agora, Contagem (MG), o Circuito Brasileiro ainda passará neste ano por Goiânia (GO), Bauru (SP) e Curitiba (PR). As quatro etapas de 2016 e o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada, ainda terão suas cidades confirmadas.
QUARTAS DE FINAL
Ágatha/Bárbara Seixas x Fernanda Berti/Taiana
Juliana/Maria Elisa x Val/Josi
Larissa/Talita x Ângela/Rachel
Duda/Elize Maia x Maria Clara/Carol