pATROCINADOR OFICIAL

Qualificatório define grupos da etapa do Rio de Janeiro (RJ)

oito avançaram

4 de agosto de 2015

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 04.08.2015

O primeiro dia de competições na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), definiu os grupos da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-23. Foram disputadas 20 partidas pelo qualificatório nesta terça-feira (04.08), entre os naipes masculino e feminino, com oito duplas avançando à fase de grupos. A competição continua nesta quarta e quinta-feira, com entrada franca à torcida.

A competição feminina contou com oito duplas lutando pelas últimas quatro vagas à fase de grupos, em jogos eliminatórios diretos. Campeãs brasileiras sub-19, Mariana Chaia e Thaís Belota (RJ) venceram Anna Luisa/Carol (RS) por 2 sets a 1 (21/18, 14/21, 8/15), em 48 minutos. O segundo time classificado foi formado pelas amazonenses Ju e Clicia (AM), que eliminaram Angélica/Rafinha (PR) por 2 sets a 0 (21/7, 21/6), em 22 minutos.

Completando a lista, Aretha e Ludiane (RJ/ES) também conquistaram a vaga ao superarem Amanda/Thais (ES) por 2 sets a 0 (21/12, 21/9), em 28 minutos. Brenda/Karola (ES) foi o último time a conquistar a vaga ao superar Graziele/Vitória por 2 sets a 0 (21/14, 21/14), em 31 minutos de partida. As quatro duplas se juntam aos oito times já classificados pela posição no ranking de entradas do torneio.

A disputa pelas últimas quatro vagas no torneio masculino foi mais acirrada, com 20 duplas lutando pela classificação à fase de grupos. O primeiro time a se garantir foi o formado por Fernando/Jefferson (ES/CE). Eles entraram em quadra duas vezes, na partida decisiva, valendo a vaga, triunfo por 2 sets a 0 (21/16, 21/13) sobre Icaro Passos/Ravel (BA/RJ), em 35 minutos.

Igor e Patrick (PR) também conquistaram a vaga com duas vitórias no dia. Na segunda rodada, superaram Carlos Junior/Perssi (RJ) por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 38 minutos. Pedro/André (PR) também tiveram dois triunfos. Na disputa pela vaga, vitória sobre Cabelo/Gabriel Mussi (AL/RJ) por 2 sets a 0 (21/18, 21/14), em 44 minutos. Por fim, a última vaga ficou com André/Fábio (ES/CE), que venceu três jogos no dia. A classificação foi conquistada após vitória sobre Paulinho/Tawan (SC) por 2 sets a 0 (21/12, 21/8), em 29 minutos.

Já estão classificados para a fase de grupos com cinco campeões mundiais Sub-19 (Arthur Lanci, George, Andressa e Tainá) e duas campeãs dos Jogos Olímpicos da Juventude (Duda , que também é bicampeã mundial Sub-19, e Ana Patrícia).

Além do campeão de cada uma das seis etapas, o Circuito Banco do Brasil Sub-23 conta com um ranking geral de duplas, que soma os pontos de cada uma das paradas e define o campeão geral. Atualmente, no feminino, quem lidera é o time formado por Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), com 1.120 pontos. No masculino, Vinícius e Matheus Baby estão em primeiro, também com 1.120 pontos.

As duplas campeãs de cada etapa somam 400 pontos no ranking que define os campeões da temporada, além de uma premiação de R$ 3,7 mil, em ambos os naipes.

O Circuito Banco do Brasil Sub-23 é formado por seis etapas disputadas em seis estados diferentes do Brasil. Após ter passado por Chapecó (SC), Campo Grande (MS), Vitória (ES) e, agora, Rio de Janeiro (RJ), a competição seguirá para Salvador (BA), de 8 a 10 de setembro. A sexta e última etapa acontece em Brasília (DF), de 13 a 15 de outubro.

Na primeira etapa, títulos para Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ) e Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR). Na segunda parada do Circuito, Duda/Tainá (SE) e Matheus Maia/Jonas (RJ) foram os campeões, enquanto a etapa seguinte teve como vencedores Vinícius/Matheus Baby (RJ) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE).

O torneio foi criado no final de 2011, visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.