Colégios da capital paranaense receberam neste sábado (24.06) o movimento Volleyball Your Way – Vôlei do Seu Jeito com a presença dos seus embaixadores, os ex-atletas medalhistas olímpicos Giba, Emanuel e Elisângela. O projeto é desenvolvido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e suas atividades em Curitiba têm o apoio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e da Federação Paranaense de Voleibol (FPV).
As ações que envolvem o movimento Vôlei do Seu Jeito acontecerão ao longo da semana com visitas às escolas, hospitais e entidades sociais e terão continuidade durante a realização da Fase Final da Liga Mundial e após o evento que acontece em Curitiba entre os dias 4 a 8 de julho.
Cerca de mil alunos participaram das atividades realizadas ao longo deste sábado nos colégios Marista Paranaense, Positivo e Bom Jesus, onde tiveram a oportunidade de jogar com os embaixadores, após um bate-papo que abordou diversos temas. Mas a interação não parou por aí. Pela manhã, o aluno da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Marista, Gabriel Júlio, 15 anos, encarou o desafio de ser o repórter mirim por um dia e tirou de letra, entrevistando os ídolos e acompanhando o evento. Durante a tarde foram visitados os colégios Bom Jesus e Positivo.
O Vôlei do Seu Jeito é um movimento que celebra o voleibol em todas as suas formas, independentemente de como ele é jogado e visa reunir pessoas de qualquer idade, estimulando a prática de diferentes maneiras. De acordo com o chefe do Departamento de Desenvolvimento da FIVB, Diogo Jurema, a ideia da FIVB é trabalhar seus eventos de forma diferente, causando impacto antes, durante e após cada torneio.
"Em Curitiba abraçamos essa ideia do Vôlei do Seu Jeito para a reciclagem, ou seja, vamos nos divertir da forma que der e com materiais que tivermos à disposição. Então, é isso que queremos promover nessas visitas às escolas, trabalhando a simplificação dos elementos do voleibol junto com as crianças. A mesma mensagem será levada aos hospitais, pois além de promover alegria nesse ambiente, a ideia é mostrar como eles podem se manter ativos substituindo uma bola de vôlei por uma bexiga, por exemplo. Não há necessidade de ser uma rede, pode ser utilizado um barbante e ainda substituindo uma quadra por um simples círculo. É isso que buscamos aqui em Curitiba. Usar o evento das finais da Liga Mundial para promover esse movimento", afirmou Diogo.
A ex-atleta Elisângela, campeã Sul-Americana, Pan-Americana, medalhista olímpica e no Grand Prix, é uma das embaixadoras do movimento e, como paranaense, fez questão de participar do projeto.
"Essa é uma das várias iniciativas bem interessantes que a FIVB está desenvolvendo nessa gestão, ampliando o conceito do voleibol. Eu me sinto privilegiada em participar desse projeto em Curitiba, por isso aceitei o convite do Giba prontamente. O povo curitibano, por quem tenho um enorme carinho, talvez não tenha a dimensão desse evento agora, mas tenho certeza de que será um grande marco para a cidade e será lembrado por muito anos.
Os ingressos para a Fase Final da Liga Mundial podem ser adquiridos pelo site do Clube Atlético Paranaense (https://www.ingressoscap.com.br/), e em pontos de venda em Curitiba: na loja da Disk Ingressos no Shopping Palladium e nos quiosques Disk Ingressos do Shopping Mueller, do Shopping Estação e do Shopping Crystal.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro