Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 01.03.2018
A primeira competição de base interclubes de vôlei de praia da história acontece neste final de semana, na cidade de Serra (ES), na Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão. O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17 contará com as categorias ‘dupla e quarteto’, nos dois naipes, e é realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
São três clubes inscritos no naipe masculino: Clube Esportivo Helvetia (SP), Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (ES) e Clube de Regatas Álvares Cabral (ES), todos representados por duas duplas. A disputa será no formato ‘todos contra todos’, em turno e returno. A dupla que mais soma pontos é declarada campeã.
O naipe feminino conta com cinco times: Clube dos Funcionários da CSN (RJ), Olimpico Club (MG), Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (ES), Tijuca Tênis Clube (RJ) e Clube de Regatas Álvares Cabral (ES), todos com duas duplas no torneio.
O torneio feminino será disputado no formato todos contra todos, com os quatro melhores times da fase de grupos avançando para a semifinal (1º x 4º e 2º x 3º). Na sequência, ocorrem as disputas de bronze e a decisão do ouro, marcadas para domingo (04.03).
Após a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17, será realizado o Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, de 20 a 25 de março, em Volta Redonda (RJ), no Clube dos Funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional.
Atualmente a CBV também realiza o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) nas categorias Sub-19 e Sub-21, onde as equipes são formadas por suas federações locais. Com o CBI, os clubes contam com um torneio nacional para proporcionarem rodagem e experiência aos jovens atletas, aumentando também a possibilidade de observação de novos valores.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro