A pressão da torcida na arquibancada que apoiava o time da casa, e o calor do sol a pino não foram obstáculos fáceis. Mesmo com estas adversidades, Pedro Solberg e Guto (RJ) conseguiram o segundo título da dupla ao vencerem, neste domingo (09.04) os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) na decisão do Open de Vitória (ES), nona e última da temporada 2016/2017 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
Depois de conquistarem o ouro na parada anterior, em Aracaju (SE), realizada em março, Pedro e Guto alcançaram a decisão, terceira da parceria na temporada e levaram a melhor sobre os anfitriões por 2 sets a 1 (21/17, 13/21 e 15/13), em 1h02 de partida, que contou com transmissão ao vivo do canal SporTV 2. O bronze foi para Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), que bateu George/Thiago (PB/SC) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/13), em 40 minutos.
Após o último ponto, o defensor Guto explicou que já esperava um duro confronto contra a os adversários. E constatou a evolução do entrosamento com o parceiro após pouco mais de três meses de formação do time.
“Sabíamos que seria um jogo muito complicado jogar contra Alison e Bruno dentro de casa. Eles estão chegando ao auge físico, o que deixa as coisas ainda mais difíceis. Esse resultado mostra que nossa equipe tem evoluído e isso é perceptível a cada torneio”, contou Guto.
Mais experiente e acostumado a lidar com a pressão da torcida, Pedro Solberg elogiou o comportamento dos capixabas que compareceram para apoiar os conterrâneos.
“Eu gosto de jogar com esse clima de arena lotada, seja contra ou a favor. Os torcedores capixabas foram muito educados, em alguns lugares o público fica um pouco hostil quando jogamos contra o time da casa. Foi uma partida decidida na última bola, isso mostra o equilíbrio”, disse Pedro.
Morador de Vitória, Alison amenizou a derrota e preferiu avaliar a evolução da parceria, que tem como um dos objetivos principais do ano a Copa do Mundo, que será realizada na Áustria em julho.
“É muito bom jogar em casa. Se eu pudesse jogava todas aqui. É o nosso quinto torneio no ano, pegamos três quintos, um terceiro e agora um vice. Estamos crescendo na hora certa. Agora vamos para o Superpraia. Ganhamos os três que já aconteceram e esperamos vencer de novo. Nosso foco maior este ano é a Copa do Mundo. Acredito que o ritmo de jogo atrapalhou um pouco. No primeiro tempo estávamos na frente e por falta de atenção o perdemos. O segundo conseguimos ganhar bem e no terceiro estávamos liderando e na hora de fazer 12 a 11 deixamos escapar e virou 14 a 11. Falta um detalhe para a roda girar melhor”, explicou Alison.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
A temporada do Circuito Brasileiro Open 2016/2017 começou em setembro do ano passado e Vitória (ES) será a nona parada dos nove eventos programados. O tour já passou por Campo Grande (MS), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), São José (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Aracaju (SE). A parada de Vitória (ES) é a última da temporada 2016/2017, que se encerra com a realização do SuperPraia em Niterói (RJ) entre os dias 27 e 30 de abril, com as 14 melhores duplas e outras duas parcerias por convite.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro