De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 09.04.2015
Os primeiros confrontos das quartas de final desta quinta-feira (09.04), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), colocaram as seleções do Paraná e Rio Grande do Sul na primeira semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) juvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão.
No primeiro jogo da tarde a seleção do Paraná garantiu a vaga após vitória no tie-break sobre a equipe do Distrito Federal. A partida que encerrou em 3 sets a 2 (25/17, 23/25, 23/25, 25/13 e 15/13) foi a mais tensa e surpreendente do Campeonato até o momento. Mesmo com a tranquilidade de vencer o primeiro set com folga, as paranaenses perderam o equilíbrio no segundo e terceiro, ficando atrás no placar durante o decorrer dos sets. A reação só surgiu no quarto set quando a pressão de uma sequência de pontos deu mais segurança à equipe. Mas a guerra de nervos veio mesmo no tie-break com uma intensa disputa ponto a ponto ficando a partida empatada até o Paraná virar e o grito de alívio ecoar na quadra paranaense.
“Já sabíamos que não seria um jogo fácil, mesmo a equipe do Distrito Federal tendo classificado como terceira do grupo. Cometemos erros que prejudicaram muito o rendimento e isso desiquilibrou a equipe, mas conseguimos reverter o jogo que foi definido nos detalhes”, comentou aliviada a central paranaense Daiane Silva, 18.
A seleção do Distrito Federal, que havia perdido os dois primeiros jogos para Minas gerais e depois Santa Catarina, chegou às quartas após vencer o Ceará na terceira rodada e garantindo assim a vaga como a terceira melhor equipe entre os grupos. Já as paranaenses seguem invictas para a semifinal do CBS.
A segunda semifinalista saiu de outro grande confronto entre as seleções do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com vitória das gaúchas por 3 sets a 1 (29/27, 21/25, 25/22 e 25/7).
De acordo com a levantadora e capitã da seleção do Rio Grande do Sul, Amanda Sehn, 16, o primeiro objetivo da equipe já foi cumprido. “A seleção gaúcha veio de um treinamento muito forte e decidida porque nunca havia chegado a uma semifinal. Então, mesmo as catarinenses tendo jogado muito, nosso trabalho de união deu certo. Agora vamos analisar o jogo do Paraná que sabemos que é uma equipe muito forte, mas o importante é ter a cabeça no lugar, se concentrar e fazer a nossa parte no confronto de amanhã.”
Paranaenses e gaúchas fazem o primeiro jogo da semifinal nesta sexta-feira (10.04), às 14h30. Já as seleções de Santa Catarina e Distrito Federal fazem o primeiro jogo da disputa de 5º a 8º lugares, às 10h30.