O Pará fez a festa na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) sub-16 masculino. A equipe paraense ficou com o título, garantiu vaga na Divisão Especial, e teve três atletas, além do treinador, na seleção do campeonato. Na decisão, a equipe paraense venceu, no sábado (01.04), o Mato Grosso do Sul por 3 sets a 0 (25/21, 25/14 e 25/14), em Lauro de Freitas, na Bahia.
“A seleção do Pará foi formada por 11 jogadores do Clube do Remo. Esse resultado é muito importante porque dá visibilidade para o nosso estado. A imprensa local divulgou muito esse resultado. Em 2019, ganhamos também nessa categoria. Vamos precisar reforçar a equipe para a divisão especial. Alguns atletas participaram pela primeira vez de uma competição nacional e isso é fuandamental para o desenvolvimento deles”, afirma o treinador do Pará, José Joaquim de Carvalho, eleito o melhor técnico do campeonato.
Pará, Mato Grosso do Sul e Paraíba garantiram o acesso à Divisão Especial em 2024. Bahia, Amapá e Rondônia ficaram nas três últimas colocações e disputam a Segunda Divisão na próxima temporada.
Além do título, o Pará teve três destaques na seleção da competição: Gabriel Lopes (levantador), Pará (líbero) e o atacante Kaio Rafael Costa (MVP). O vice-campeão Mato Grosso do Sul contou com três atletas na equipe ideal, Luis Gustavo Roman (ponteiro), Kauã Martins Peixoto (central) e Henri Pelzl (oposto). Maycon Nevez Timóteo (ponteiro) e Samuel Souza Vilarim (central), da Paraíba, completam a lista.
O Campeonato Brasileiro de Seleções tem sequência nessa semana com a disputa da Primeira Divisão sub-16 feminina em Saquarema (RJ) a partir dessa terça-feira (04.04), no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ).
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Pará
2º Mata Grosso do Sul
3º Paraíba
4º Mato Grosso
5º Pernambuco
6º Ceará
7º Distrito Federal
8º Bahia
9º Amapá
10º Rondônia
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro