De Saquarema (RJ), Josi Schmidt – 27.03.2015
As seleções do Pará e Rio de Janeiro demonstraram todo o potencial nas semifinais desta sexta-feira (27.03), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ) e vão decidir o título do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) infantojuvenil feminino – Sub 17 – da primeira divisão após 10 anos.
No primeiro confronto as anfitriãs tiveram a torcida dos familiares na vitória sobre a seleção de Santa Catarina por 3 sets a 0 (20/25, 25/16, 25/15 e 25/12). Para a oposta carioca, Melissa Xavier da Silva, 14, a vitória foi merecida. “Nosso time começou devagar, mas buscamos algumas mudanças depois de perder o primeiro set. Depois disso, os acertos deram mais segurança à equipe”.
Após uma sexta colocação em 2014, a seleção do Rio de Janeiro tem a melhor campanha da competição e chega à final invicta. As equipes finalistas se enfrentaram na primeira rodada quando as cariocas venceram por 3 sets a 1 a seleção do Pará. De acordo com o técnico Guilherme Schmitz não é nenhuma surpresa enfrentar a equipe paraense nesse confronto final. “Quando se trata de final todas as equipes estão credenciadas para o título, especialmente depois de uma semana intensa de jogos, podemos esperar uma final intensa e emocionante entre as equipes. O próximo passo agora é recarregar as energias e estudar as adversárias”, comentou o técnico.
A seleção paraense fez uma grande partida e derrotou a forte equipe de São Paulo por 3 sets a 1 (25/20, 21/25, 25/23 e 25/20). A técnica Catarina Freire atribuiu a vitória e a vaga na final à garra que a equipe demonstrou durante toda a competição. “Esse feito histórico se deve à determinação que as meninas tiveram, especialmente a levantadora e capitã Renata Calandrine que deu suporte à equipe. Vencer contra São Paulo que é um timaço, enquanto nossa equipe tem uma baixa estatura, foi incrível”, declarou emocionada a técnica.
O confronto final será neste sábado, às 15h, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol. À disputa de 3º e 4º lugares entre São Paulo e Santa Catarina será às 13h.