pATROCINADOR OFICIAL

Palestras com medalhistas olímpicos promovidas pela CBV e campeões 100% marcam encerramento da temporada 2023 do Brasileiro de vôlei de praia sub-19

Em Saquarema

7 de dezembro de 2023

A vice-campeã olímpica Ágatha foi responsável por uma das palestras

(Mauricio Val/FVImagem/CBV)

A temporada 2023 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia sub-19 terminou com comemoração e troca de experiências em Saquarema (RJ). Festa para Carol Sallaberry/Marcela, do Rio de Janeiro, e Gustavo/Zadi, do Paraná, que conquistaram o terceiro ouro em três etapas realizadas e levaram seus estados ao título da temporada. O evento também foi de aprendizado além das quadras, com uma série de palestras promovidas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Galeria de fotos

“Nesta terceira etapa, realizamos uma competição maior, com 32 duplas no torneio principal, proporcionando mais oportunidade de ganho de experiência para nossos jovens atletas. Também reforçamos que a preocupação da CBV não é apenas com a parte técnica, mas também com o crescimento pessoal e profissional destes jogadores. Assim, realizamos palestras sobre regras do vôlei de praia; comunicação e redes sociais; e, no último dia, uma clínica com a Ágatha e os treinadores Letícia Pessoa e Marco Char, todos com experiência em vitoriosas campanhas olímpicas. O mesmo modelo será adotado na última etapa do Brasileiro sub-17, que começa nesta quinta-feira”, explicou Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.

“É muito rica a oportunidade de esses jovens atletas estarem perto de referências do esporte, tirarem dúvidas. Pude contar um pouco da minha história fazendo a ligação com valores do esporte, como disciplina e persistência. Espero que eles levem para a vida”, diz Ágatha, medalha de prata nos Jogos Rio 2016 ao lado de Bárbara Seixas. Além da jogadora, a clínica teve palestras de Letícia Pessoa, prata como técnica de Adriana Behar e Shelda em Sidney 2000; e Marco Char, que fez parte da comissão técnica dos medalhistas olímpicos Juliana/Larissa (bronze em Londres 2012) e Alison/Bruno Schmidt (ouro no Rio 2016).

Em quadra, a comemoração foi das cariocas Carol Sallaberry e Marcela e dos paranaenses Gustavo e Zadi, que conquistaram o terceiro ouro em três etapas na temporada. O título feminino veio com uma vitória por 21/12 e 21/14 sobre Clara/Raissa. Maria Victoria e Alice ficaram com o terceiro lugar, vencendo Bruna/Milena por 21/15 e 21/14.

No masculino, Gustavo e Zadi venceram a final contra Arthur/João Pedro por 19/21, 21/14 e 15/9. O bronze foi para Julinho e Fabricio, de Saquarema, que ganharam de Luiz Eduardo/Igor por 14/21, 21/19 e 15/13.

Na terça-feira, as federações do Rio de Janeiro, no feminino, e do Paraná, no masculino, já haviam garantido o título geral da temporada por antecipação.

“É meu último ano sub-19 e é muito gratificante terminar invicta no campeonato. É resultado de todo nosso trabalho, pois não tivemos um dia perdido. Com vento, chuva ou muito sol, a gente estava treinando”, afirmou Carol. “Foi uma experiência muito boa e estou feliz com esse resultado. Foi o melhor presente de aniversário”, comemorou Marcela, que fez 17 anos no sábado.

“Foi uma temporada muito boa, conquistamos três ouros. Tivemos um preparo físico e técnico muito bom desde o início do ano e traduzimos isso em resultado”, disse Zadi. “Trabalhamos duro esse ano e queremos ainda mais no ano que vem”, completou Gustavo.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro