Em quadra, Lipe ficou marcado pelo talento e a raça. Fez história com a seleção masculina medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Agora, chegou a hora de compartilhar seu conhecimento com a nova geração. Ele é o convidado do projeto “Mentalidade Vencedora”, da Confederação Brasileira de Voleibol, e dará uma palestra para os jovens que disputam a Primeira Divisão sub-16 masculina do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), que acontece até domingo, em Maringá (PR).
“Uma mentalidade vencedora não aparece do nada, pois se desenvolve em várias situações da carreira. O vôlei exige dedicação física e mental, e não temos tanta noção disso quando somos mais novos. Será importante conversar com eles sobre como desenvolver habilidades para se tornar um líder, adquirir confiança e crescer na carreira”, diz Lipe.
Seleções de 10 estados disputam três vagas para a Divisão Especial de 2025: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande Norte e Roraima. Os três últimos colocados disputarão a segunda divisão em 2025.
Para Gabriel Bertolini, central que hoje defende o Vedacit Vôlei Guarulhos, semifinalista da Superliga Bet7k 2023/2024, o CBS foi uma grande escola. “Joguei alguns CBS, e o que mais ficou guardado na minha memória foi o de 2014, há dez anos, quando fui campeão representando São Paulo. Foi o primeiro título da minha carreira, muito especial para mim”, diz o jogador.